Pele exige cuidados especiais

Como invólucro do corpo, a pele obviamente sofre com mais intensidade os efeitos do calor e sol forte que anunciam o verão.

Se por um lado a estação aquece, ilumina e convida para dias alegres na praia ou à beira da piscina, por outro exige alguns cuidados para que se desfrute dos prazeres que oferece sem prejudicar a pele e a saúde.

O sol é benéfico como fonte de luz, calor, para o fortalecimento dos ossos e é até indicado em alguns tratamentos de pele. Entretanto, em excesso pode provocar queimaduras, desidratação, envelhecimento precoce, flacidez, melasmas (as temíveis manchas acastanhadas que surgem no rosto) e o desenvolvimento de um câncer de pele. Além disso, o sol que tomamos durante a vida inteira possui efeito cumulativo na pele, ou seja, o dano causado ao DNA celular pela exposição solar é permanente.

Filtro solar
O uso de filtro ou bloqueador solar é fundamental para absorver os raios ultravioleta e nos proteger dos efeitos nocivos que essa radiação causa na nossa pele. Enquanto o raio UVB danifica as porções mais externas da pele por sua penetração mais superficial, o UVA consegue atingir porções mais profundas da pele.


O filtro deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição ao sol, e reaplicá-lo a cada duas horas, principalmente quando a exposição for intensa, como acontece nas praias.

- O protetor ou bloqueador é indicado de acordo com cada tipo de pele; géis para peles oleosas, cremes e loções para peles secas. E mesmo em dias nublados devem ser usados, pois os raios ultravioleta atravessam as nuvens.
- Uma dica na hora de escolher o protetor solar ideal é observar o número PPD do produto, que é o método utilizado para medir o UVA na pele, que deve ser, no mínimo, 1/3 do fator de proteção, ou seja, se um bloqueador solar tem 30 FPS, ele deve ter 10 PPD para garantir a proteção contra os raios UVA.


Chapéu e óculos de sol
Para aumentar a proteção, use chapéu ou boné, principalmente com tecidos especiais, para proteger o couro cabeludo contra os raios ultravioleta. Também essencial é o uso de óculos escuros, de boa qualidade, para não agredir a visão. Use apenas os que tenham proteção contra raios ultravioleta. E não esquecer de protetor solar para os lábios, pois são áreas mais expostas e requerem mais cuidados.


Frutas
No verão, as pessoas também devem ficar atentas com as frutas cítricas, como o limão, figo, manga e caju, pois o sumo em contato com a pele exposta ao sol pode causar manchas, tipo queimadura.


Doenças do verão
A umidade, o calor e a exposição excessiva ao sol que acontecem nesta época do ano são fatores que desencadeiam diversas doenças de pele, como micoses e herpes. A micose é típica do verão, pois os fungos que causam a infecção precisam de calor e umidade para sobreviver. Ela aparece com mais freqüência neste período porque as pessoas não se enxugam imediatamente quando saem de banhos de piscina e mar.


As regiões do corpo mais propícias para a proliferação destes fungos são as dobras, como virilha, e entre os dedos. Práticas saudáveis de higiene são as melhores formas de prevenção, como manter o corpo limpo e seco, evitar andar descalço em pisos úmidos ou públicos e usar roupas e meias de algodão. E nunca coce a região, pois isso faz os micróbios penetrarem nas unhas e pode espalhar a doença.

A herpes simples é outra doença que pode se complicar no verão. Causada pelo vírus HVS, a doença está diretamente causada por fatores estressantes (que baixam a resistência imunológica), não tem cura e é geralmente contraída pelos mais jovens. O vírus pode se localizar em todas as mucosas (nariz, boca, ânus e órgãos genitais).
Quem tem a doença sofre mais com as crises no calor, pois o sol em excesso e sem proteção favorece a manifestação do vírus. Para prevenir, tome sol com moderação, mantenha os lábios bem hidratados, ingira bastante líquido para hidratar a pele e a mucosa da boca, além de vitamina C. E, claro, procure descansar o suficiente para aliviar o estresse.

ÓTIMO VERÃO E DEIXEM A PRAIA LIMPA
Fonte: Saúde - Mírian Ribeiro

2 comentários:

  1. Oi Luka, tudo bom? Sou Giovanna da Edelman, agência de comunicação da Quaker. Estava lendo seu post sobre cuidados com a pele sob a exposição ao sol e gostaria de saber se você já ouviu falar sobre os benefícios da aveia para a pele? Seu uso como calmante nesses casos de queimaduras de sol, ardência, eritemia, sensibilidade ou ressecamento é respaldado pelo FDA (Food and Drug Administration), órgão regulamentador norte-americano que legisla sobre medicamentos, alimentos e cosméticos e que classificou os derivados de aveia como colloidal oatmeal, isto é, 'protetores para a pele'. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Oi Giovanna, não conhecia sobre os benefícios da aveia para a pele.
    Muito importante a sua informação, um complemento para o artigo.
    Muito obrigada pela visita e o comentário.
    Volte sempre.
    Bjos
    Luka

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo.
Use sua conta do OpenID ou Google.
Todos os comentários são moderados previamente.
Muito obrigada.

Blog Widget by LinkWithin