Delícias de Pernambuco

É, como em várias outras cozinhas no Brasil, uma mágica de miscigenação entre africanos, indígenas e europeus.
Nada mais gostoso que uma comidinha típica, seja ela Pernambucana ou de qualquer parte do planeta.


No café da manhã, sucos e frutas regionais de pitanga, caju, cajá, acerola, graviola, mangaba, entre outros, além de mungunzá, tapioca com coco ou queijo de coalho, cuscuz de milho, macaxeira, inhame ou batata-doce, acompanhados de charque frita na cebola ou carne-de-sol assada.


Sucos


Tapioca


Inhame


Cuscuz


No almoço, os pratos típicos mais conhecidos, como galinha de cabidela, sarapatel, chambaril, cozido, mão-de-vaca, buchada, peixada, guaiamum com pirão e como sobremesa queijo de manteiga ou de coalho assados com mel de engenho e licor regional.

Galinha de cabidela


Sarapatel


Mão de vaca


Carne de sol


Guaiamum


Buchada


Licor de Jenipapo


Há também uma infinidade de doces caseiros que fazem parte da tradição da culinária pernambucana: doces de batata-doce, bananas em rodelas, carambolas estreladas, mamão verde, cocada branca e preta, passa de caju, bolo de massa, bolo Souza Leão, bolo-de-rolo.

Passas de caju


Bolo de rolo


Cocada


Durante todo o ano, mas principalmente no período junino, não faltam as deliciosas comidas de milho, como a pamonha, a canjica, o bolo de milho e também o pé-de-moleque.

Pé-de-moloque


Pamonha


Canjica

Fonte: FUNDAJ

Um comentário:

  1. Luka, que isso! Quer deixar o povo aqui com água na boca? Tem coisas ai que eu não gosto, mas licor de jenipapo, pamonha, canjicada...

    hummmmmmmmmmmmmmm...

    Lena

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo.
Use sua conta do OpenID ou Google.
Todos os comentários são moderados previamente.
Muito obrigada.

Blog Widget by LinkWithin