É, como em várias outras cozinhas no Brasil, uma mágica de miscigenação entre africanos, indígenas e europeus.
Nada mais gostoso que uma comidinha típica, seja ela Pernambucana ou de qualquer parte do planeta.
No café da manhã, sucos e frutas regionais de pitanga, caju, cajá, acerola, graviola, mangaba, entre outros, além de mungunzá, tapioca com coco ou queijo de coalho, cuscuz de milho, macaxeira, inhame ou batata-doce, acompanhados de charque frita na cebola ou carne-de-sol assada.
Sucos
Tapioca
Inhame
Cuscuz
No almoço, os pratos típicos mais conhecidos, como galinha de cabidela, sarapatel, chambaril, cozido, mão-de-vaca, buchada, peixada, guaiamum com pirão e como sobremesa queijo de manteiga ou de coalho assados com mel de engenho e licor regional.
Galinha de cabidela
Sarapatel
Mão de vaca
Carne de sol
Guaiamum
Buchada
Licor de Jenipapo
Há também uma infinidade de doces caseiros que fazem parte da tradição da culinária pernambucana: doces de batata-doce, bananas em rodelas, carambolas estreladas, mamão verde, cocada branca e preta, passa de caju, bolo de massa, bolo Souza Leão, bolo-de-rolo.
Passas de caju
Bolo de rolo
Cocada
Durante todo o ano, mas principalmente no período junino, não faltam as deliciosas comidas de milho, como a pamonha, a canjica, o bolo de milho e também o pé-de-moleque.
Pé-de-moloque
Pamonha
Canjica
Fonte: FUNDAJ
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Luka, que isso! Quer deixar o povo aqui com água na boca? Tem coisas ai que eu não gosto, mas licor de jenipapo, pamonha, canjicada...
ResponderExcluirhummmmmmmmmmmmmmm...
Lena