Bonecos gigantes de Pernambuco

Ao contrário do que muita gente pensa, os bonecos gigantes que hoje representam uma das maiores atrações do carnaval pernambucano não "nasceram" em Olinda.

A primeira vez que uma dessas figuras foi usada para animar um carnaval brasileiro aconteceu em Belém do São Francisco, cidade do sertão pernambucano, a 486 quilômetros do Recife.

O episódio ocorreu durante o carnaval de 1919 (em Olinda o primeiro boneco só apareceria em 1932), quando Belém
realizava uma das mais animadas festas do interior. E essa primeira alegoria, batizada de Zé Pereira, era um boneco de quatro metros, sendo o corpo uma estrutura em madeira vestindo um
macacão estampado e a cabeça confeccionada em papel machê. Ou seja, em tudo igual aos atuais bonecos.

No livro "Os Gigantes Foliões de Pernambuco", lançado em 1992, o pesquisador Olímpio Bonald Neto já se referia a esse pioneirismo de Belém do São Francisco. Agora, um outro livro tratando do mesmo tema (este em fase de elaboração) não só vem confirmar a origem como traz vários detalhes sobre o surgimento do primeiro boneco sertanejo.

Segundo a historiadora Tercina Bezerra (autora do livro sobre as manifestações culturais do município), o criador do primeiro boneco gigante de Belém foi um jovem chamado Gumercindo Pires de Carvalho. Rapaz festeiro, ele reuniu um grupo de amigos, pediu ajuda a uma tia que fabricava bonecos para presépios natalinos,
confeccionou a alegoria e o grupo caiu no passo pelas ruas da cidade.


Antes do Zé Pereira gigante, os moradores de Belém do São Francisco tinham como única referência a esse tipo de bonecos os relatos do primeiro pároco da localidade, o belga Norberto Phalempin. É que, entre 1905 e 1928, o padre viveu a narrar as festas européias com procissões que usavam bonecos representando figuras bíblicas. De acordo com a historiadora, foi a partir daí que Gumercindo teve a idéia de usar um boneco no carnaval.

Em 1929, o mesmo grupo de foliões que iniciou a troça resolveu criar uma companheira para o Zé Pereira, surgindo então a boneca batizada de Vitalina. Os dois gigantes bonecos casaram-se e, desde então, constituem uma das atrações do carnaval de Belém do São Francisco, onde chegam, de barco, de uma fictícia viagem para abrir a festa na cidade.

A pessoa que dá vida ao boneco, carrega-o na cabeça apoiado em almofada existente na base da estrutura de madeira. A cintura do boneco é localizada na altura dos olhos do carregador, que se orienta através de pequena abertura na braguilha da calça do boneco, que fica amarrada na cintura por debaixo do paletó.

Os bonecos gigantes foram também representados em selo. A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos lançou, em 1991, a primeira série dos selos comemorativos denominada Carnaval Brasileiro, incluindo reproduções do Homem da Meia Noite e da Mulher do Dia, entre outros elementos do carnaval da Bahia e do Rio de Janeiro.

Foi em Olinda que aconteceu uma verdadeira explosão demográfica dos bonecos gigantes foliões: artistas, políticos, personalidades intelectuais, tipos populares ou figuras fantásticas tradicionais.
Os carismáticos bonecos gigantes exercem grande fascínio sobre os foliões.

Os artistas de Olinda, com sua arte dão vida e alma a tantos bonecos gigantes foliões que são a cara do carnaval de Pernambuco.

Fonte:Fundaj, PE de A a Z

7 comentários:

  1. Olá Luka, Vim lhe pedir apoio para esta campanha, que é de boa causa… http://www.falaseriobrasil.com/artigos/campanha-blogs-pela-vida

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Vou enviar o link para um amigo meu. Ele vai adorar.
    Não me pergunte porque!
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Queria parabeniza-la pela excelente materia descrita no site, principalmente no que diz respeito a origem dos bonecos gigante, pois a midia e as secretarias de Turismo e Cultura do estado de Pernambuco enfatizam e não dão o devido respeito à real origem dos seus verdadeiros criadores, enfatizando assim a criação dos mesmos na cidade de Olinda. E eu, Elves Alves Rodrigues,Diretor de turismo de Belem de São Francisco venho expressar minha INDIGNAÇÃO, nesse seu espaço, a respeito desse assunto contra Diretores e Secretarias que deviam apoiar e da mais valor à nossa cultura popular. Obrigado pelo espaço,espero um retorno.
    Um abraço,
    Elves.

    ResponderExcluir
  4. Olá Luka, boa aula heim!!!! O primeiro e unico contato que tive com esses bonecos gigantes foi numa pequena e antiga cidade do vale do ribeira que se chama Iguape, onde morei por dois anos, Legal voce ter falado como surgiram os bonecos. Parabéns!
    Obs:Te levarei comigo tá.

    ResponderExcluir
  5. Estou escrevendo um livro sobre mascarados, preciso do histórico e fotos dos Bonecos Gigantes de Belém do São Francisco
    Obrigada

    Diana Rodrigues Lopes - Triunfo -Pe
    fone 99926811 dianatriunfo@hotmail.com

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo.
Use sua conta do OpenID ou Google.
Todos os comentários são moderados previamente.
Muito obrigada.

Blog Widget by LinkWithin