Não confunda manias com transtornos

Quem é que não tem a sua mania?
Entrar com o pé direito em algum lugar, não andar embaixo de escada, passar sete vezes a escova no cabelo, deitar do lado direito ou esquerdo da cama, bater na madeira...

“As manias saudáveis são válidas na vida de uma pessoa. Agora, a partir do momento em que se tornam obsessivas e compulsivas, isso deixa de ser uma simples mania para se transformar em um transtorno perigoso”, diz o psiquiatra da Universidade Federal de São Paulo, Aderbal Vieira Junior.

O transtorno obsessivo-compulsivo, TOC, como é mais conhecido, é um transtorno de ansiedade caracterizado por pensamentos, idéias, impulsos ou imagens obsessivas, que ocorrem de forma invasiva na mente da pessoa, podendo gerar muita angústia e ansiedade.

“É um transtorno com dois eixos. O obsessivo, caracterizado pelo conteúdo mental: idéias, pensamentos, músicas, histórias que não saem da cabeça, aparecendo sem motivo, de maneira invasiva e indesejada. E o eixo compulsivo, que é a necessidade de fazer algo, um ritual para anular a obsessão, por exemplo, quando você pensa que está sempre correndo o risco de ser contaminado por bactérias e vírus e começa a lavar as mãos e tomar banhos sem parar, para aliviar os pensamentos”, explica o médico.

Esse transtorno acarreta grande estresse, consome tempo e interfere bastante na rotina normal da pessoa. “Pode ficar preocupado sim, é uma doença que causa sérios problemas na vida de alguém. Em casos mais sérios, essas obsessões e compulsões podem consumir tempo integral da vida da pessoa, prejudicando a vida social, profissional e pessoal desse doente, causando muita angústia e ansiedade”, alerta o psiquiatra, que completa: “a pessoa que convive com alguém que tenha sintomas de transtorno obsessivo-compulsivo deve aconselhá-lo a procurar um médico imediatamente e depois apenas compreender as ações do doente, entendendo que ele não faz aquilo de propósito, e sim porque está passando por uma crise séria e complicada em sua vida”.

OS SINTOMAS

Os sintomas são simples de serem notados.
Se você tem constantemente pensamentos indesejados e passa grande parte do seu dia repetindo compulsivamente ações e gestos, como lavar as mãos ou bater em algo, pode começar a procurar a ajuda de um profissional, pois é ele quem lhe dirá se realmente você precisa de ajuda médica ou se simplesmente você é uma pessoa cheia de manias.

“O médico observará o paciente e trará um diagnóstico preciso a ele, informando-o se é necessário o tratamento psiquiátrico, ou se ele é apenas um maneirista.
Hoje, aproximadamente 4% da população sofre desse mal, e muitas dessas pessoas ainda se inibem em procurar ajuda especializada, com o medo de serem taxadas como loucas.
O transtorno obsessivo-compulsivo não tem cura, mas se tratado corretamente, o paciente mantém controle da situação tranquilamente”, afirma o psiquiatra Aderbal Vieira Junior.
Portanto, não perca tempo e não deixe que o transtorno chegue a um estágio complicado.

Se você acha que tem algum desses sintomas citados acima, ou conhece alguém que os tenha, procure ou aconselhe a procurar ajuda imediatamente.
Vale a pena!

Autor: Vera Giglio

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo.
Use sua conta do OpenID ou Google.
Todos os comentários são moderados previamente.
Muito obrigada.

Blog Widget by LinkWithin