Cuidado com a barriguinha "sexy"

Barriga grande aos 40 aumenta o risco de Alzheimer, diz estudo de cientistas americanos

Ter barriga avantajada por volta dos 40 anos pode quase triplicar o risco de desenvolver mal de Alzheimer e outros tipos de demência aos 70 anos, de acordo com um estudo realizado nos Estados Unidos. Os pesquisadores monitoraram, ao longo de 35 anos, 6.583 pessoas com idades entre 40 e 45 anos, do norte do Estado da Califórnia, e registraram suas medidas do abdômen.

Ao chegar aos 70 anos, quase 16% dos participantes receberam um diagnóstico de demência. O estudo constatou que quem tinha um abdômen mais avantajado tinha uma probabilidade quase três vezes maior de desenvolver doenças deste tipo do que os que tinham pouca gordura abdominal.Ter uma barriga grande aumentou o risco de demência mesmo em casos em que os participantes tinham um peso geral normal.

Pessoas com o peso um pouco acima do considerado normal e com uma barriga avantajada tinham uma probabilidade 2,3 vezes maior de desenvolver demência em relação a pessoas com o peso normal e medida abdominal normal. Pessoas obesas e barrigudas tinham uma probabilidade 3,6 maior de desenvolver demência em comparação às com peso e barriga considerados de dimensões normais.

Diabete e derrame

Os pesquisadores dizem que já foi demonstrado que ter barriga avantajada na meia-idade pode aumentar o risco de diabete, derrame e doenças coronárias, mas esta é a primeira vez que foi mostrado que isto também leva a um aumento do risco de demência. No estudo, mulheres, pessoas com pressão arterial alta, colesterol elevado ou diabete apresentaram maior probabilidade de ter uma barriga maior.

"Autópsias mostraram que mudanças no cérebro associadas ao mal de Alzheimer podem começar na fase inicial ou média da vida adulta, e outro estudo mostrou que grande concentração de gordura no abdômen em adultos mais velhos está ligada a uma maior atrofia do cérebro", disse a autora do estudo, Rachel Whitmer, integrante da Academia Americana de Neurologia.

Segundo a cientista, são necessárias mais pesquisas para determinar quais os mecanismos que ligam obesidade abdominal à demência. Mas por via das dúvidas, é melhor você pensar melhor antes de consumir o chope diário de cada dia, e cuidar da sua barriga de ¨tanquinho
¨.
Fonte: Vida&Saúde

4 comentários:

  1. Promessa de ano novo, vou diminuir minha barriga, mas meu abdomen já é um tanque só que do Exército redondo kkkkkk
    Não chega a tanto o post é mais um motivo para cumprir minha promessa.
    Abraço
    Luka.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Tem meme pra ti lá no Toques.

    Bjuuu e bom domingo.

    ResponderExcluir
  3. Acho bom eu ir diminuindo meus chopes...
    Antes que seja tarde demais!

    Feliz'09




    Lucas de Oliveira
    Jornal do Blog
    O Renegado

    ResponderExcluir
  4. Nossa, Luka...

    Então estou correndo esse risco? Vixe, como faço agora? E olha que já se passaram mais de 9 meses...

    Brincadeira à parte, essa tal de barriga depois de certa idade é mesmo difícil; tô na peleja. Com seu texto, que vou mostrar pro meu love, vou ter que intensificar as atividades físicas, principalmente ABS.

    Boa semana,

    Lena

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo.
Use sua conta do OpenID ou Google.
Todos os comentários são moderados previamente.
Muito obrigada.

Blog Widget by LinkWithin