Remédios e suplementos: combinações perigosas

Estudo de universidade americana aponta que uma entre 25 pessoas com mais de 50 anos corre risco de intoxicação por misturar drogas prescritas pelos médicos e remédios para dor ou suplementos nutricionais.

Um estudo da Escola de Medicina da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, alerta que as pessoas podem sofrer intoxicação ao misturar remédios diferentes. Segundo a pesquisa, que foi publicada nesta sexta-feira (26) na publicação especializada Journal of the American Medical Association, mostra que uma em 25 pessoas com mais de 50 anos corre o risco de ter danos por conta da mistura indevida de drogas.

Nos Estados Unidos, mais da metade dos adultos toma cinco ou mais drogas, entre prescritas pelos médicos e suplementos, o que aumenta as chances de fazer uma mistura perigosa.

O ideal é sempre informar o médico sobre tudo o que está tomando, incluindo remédios para dores e até pílulas de alho e suplementos alimentares, que muitas pessoas se esquecem de considerar entre os medicamentos que ingere.

O estudo alerta para algumas das combinações mais comuns que devem ser evitadas:

- warfarin (anticoagulante) e sinvastatina (contra o colesterol): pode piorar problemas como úlceras e outros tipos de sangramento e aumenta as chances de sofrer os efeitos colaterais da sinvastina, como dor muscular;

- niacina (vitamina B3) e atorvastatina ou sinvastatina (ambos para controle do colesterol): aumenta a chance de ter dores musculares e morte de células do tecido muscular;

- lisinopril (para controle de hipertensão) e potássio: aumenta o risco de níveis elevados de potássio no sangue, o que pode provocar ataques cardíacos e até a morte;

- ginkgo biloba e aspirina: aumenta o risco de sangramento;

- pílulas de alho e warfarin (anticoagulante): aumenta o risco de sangramento.

Fonte: Redação Época

2 comentários:

  1. Apesar de estar na idade do grupo de risco, graças a Deus, até agora, precisei tomar muito pouco remédio. Mas tenho um amigo que já passou por isto, a auto medicação é o maior perigo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Querida amiga Luka,

    Eu e o Quiosque Azul fomos convidados para participar de uma "Brindadeira entre Blogs". Você está na minha lista dos indicados.

    Estou aqui para deixar um convite.
    \0/ Venha brincar comigo! Estou de férias... hahaha

    Um Lindo Ano Novo releto de Felicidades e Realizações, para você e toda a sua família querida amiga!

    Com carinho,
    Bjs de Luz!
    Renato

    ps. A brincadeira está neste link:

    http://quiosqueazul.blogspot.com/2008/12/brincadeira-entre-blogs.html

    Pode usar a imagem (selo que criei) em seu post e oferecer a todos que você convidar para novas "brincadeiras", ok? rsrsrs Enjoy + Peace + Happy New Year!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo.
Use sua conta do OpenID ou Google.
Todos os comentários são moderados previamente.
Muito obrigada.

Blog Widget by LinkWithin