Um oceano de sal

Localizado nas terras altas da Bolívia, o Salar de Uyuni, não só é o maior deserto de sal do mundo natural, mas um gigantesco espelho. Durante a estação úmida, a chuva deixou uma fina camada de água sobre a planície, causando um dos maiores espetáculos naturais da Terra.





Com o tempo, este lugar se tornou um dos principais destinos turísticos da Bolívia, visitou, de acordo com a Wikipedia, 60.000 turistas ao ano. A maioria das pessoas que foram lá coincidem em apontar que às vezes é impossível distinguir onde a terra acaba e onde começa o horizonte.



A superfície deste deserto trechos com mais de 12.000 quilômetros quadrados, uma área equivalente à província de Guadalajara, cerca de 64.000 milhões de toneladas de sal. A incidência de luz sobre a superfície molhada provoca a sensação de andar no céu.

A capacidade deste deserto para refletir luz é tal que os satélites estão a usá-lo para calibrar os seus instrumentos de medição. O sal reflete luz para o espaço e as condições existentes na atmosfera tem o potencial para obter medições precisas cinco vezes mais do que as que foram realizadas sobre o oceano.

Cada ano, os trabalhadores de sal extrai cerca 25.000 toneladas de sal do Salar de Uyuni. Especialistas estimam que a camada de sal é de cerca de 120 metros de espessura.



A vasta planície é o resultado da retirada de mar que a grande cheia de todo o planalto por milhões de anos. O mar retirou e deixou descoberto aquilo que hoje é Lago Titicaca, Lago Poopo, e do Sal e de Uyuni Coipasa.

Além disso, este deserto é uma das maiores reservas de lítio e tem grandes quantidades de potássio, magnésio e boro. Mais de 40 empresas mineiras para explorar os recursos do diário salar de Uyuni, de acordo com um relatório da Técnica Nacional de Minas.










Fotos recebida por e-mail
Tradução: Luka Almeida

3 comentários:

Seu comentário é sempre bem vindo.
Use sua conta do OpenID ou Google.
Todos os comentários são moderados previamente.
Muito obrigada.

Blog Widget by LinkWithin