Cuidado com ovos crus ou mal cozidos

Anvisa quer alerta no rótulo das embalagens sobre cuidados no consumo e conservação do alimento.

Um inofensivo musse de chocolate pode esconder o perigo. Mesmo com todo o cuidado no preparo, a sobremesa pode ter gosto amargo. O ingrediente da discórdia é o ovo cru, aquele mesmo usado para dar consistência a bolos e doces. O alerta é dado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que publicou ontem no Diário Oficial da União uma consulta pública para informar a população sobre os riscos de se ingerir ovos contaminados. A proposta da Anvisa é acrescentar ao rótulo das embalagens duas advertências: "O consumo deste alimento cru ou mal cozido pode causar danos à saúde" e "Mantenha os ovos preferencialmente refrigerados". Se aprovada a resolução, todos os potes nos supermercados e granjas deverão exibir avisos com orientações sobre o consumo e a refrigeração do produto.

A presença do ovo cru não se limita apenas ao musse. Segundo a Anvisa, glacês de cobertura de bolos, molhos à base de ovo e gema das também devem ser evitados. Ovo estrelado com gema mole é risco na certa. Mas não são apenas receitas simples do
dia-a-dia que estão com os dias contados. O ovo à la coq (servido mole na casca) e o ovo pochê (aquecido em água) também representam riscos à saúde. Tudo por causa da bactéria, muito comum em produtos de origem animal (aves, carnes, leites e derivados), a salmonela, que se prolifera facilmente em poucas horas em ambientes quentes. Entre os sintomas, estão febre, náuseas, vômito, mal-estar, diarréia e um quadro de desidratação grave que pode levar a um internamento no hospital e, em casos extremos, até a morte.

"É difícil fazer uma intervenção na cadeia produtiva do ovo. Decidimos, então, optar pela divulgação do risco à população", justifica Maria Cecília Brito, diretora da Anvisa. Segundo ela, grande parte das infecções humanas são causadas por alimentos contaminados. Dados do Ministério da Saúde indicam que, entre 1999 e 2006, houve 5.327 surtos notificados.

Exposição - Especialistas ouvidos pela reportagem confirmaram que o risco em consumir ovo contaminado existe sim, mas é pouco divulgado. De acordo com eles, o perigo some se o ovo for bem frito ou cozido. Isso porque a salmonela é exterminada à temperatura de 60ºC a 70ºC ao fogo. "Dois aspectos são fundamentais: tempo e temperatura. O ovo não pode passar muito tempo exposto", frisa a nutricionista Cristiana Menezes.

Nos supermercados da capital, os consumidores aprovaram a idéia. "Tudo o que for para o bem da saúde é válido", diz a ginecologista Simone Carvalho, que consome ovo bem frito. "Não sabia que existia este risco. Mas agora vou evitar fazer ovo mal cozido", conta a funcionária pública Sandra Cândido. A proposta está aberta a sugestões e alterações públicas no site da ANVISA até o dia 5 de janeiro do próximo ano. Se confirmada, a nova norma deve vigorar a partir de 2009.
Fonte: Rafael Dias // Diario de Pernambuco-Recife(05/11/2008)

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo.
Use sua conta do OpenID ou Google.
Todos os comentários são moderados previamente.
Muito obrigada.

Blog Widget by LinkWithin