Alimentos têm poder de curar e prevenir males

Substâncias dos chamados alimentos funcionais fortalecem órgãos e ajudam a combater doenças.

O ditado “você é o que você come” nunca esteve tão certo. Há cerca de uma década, cientistas de todo o mundo passaram a estudar com mais afinco os benefícios específicos que alimentos trazem ao organismo, criando a expressão “alimentos funcionais”.

Pois esses alimentos funcionais são aqueles que colaboram para fortalecer e melhorar o metabolismo, auxiliando e prevenindo no combate as mais diferentes doenças, desde perda da memória até o envelhecimento da pele e o câncer.

Os estudos ainda estão em andamento, mas muitas conclusões já foram divulgadas por especialistas. “É claro que ainda há necessidade de muitas outras pesquisas para chegarmos a uma conclusão definitiva sobre os alimentos funcionais, especialmente no que diz respeito à quantidade que deve ser ingerida para que eles tenham efeito”, detalha a nutricionista Fernanda Cobayashui, doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo e especialista em obesidade na infância e adolescência.

Segundo Fernanda, os benefícios trazidos por um determinado alimento não se devem, provavelmente, a atuação de um só nutriente, mas sim devido à presença de vários deles, atuando em conjunto.

Atualmente, a relação da alimentação com o câncer tem sido uma das mais pesquisadas. Os produtos que trazem mais resultados nesse caso são soja, alho, cebola, brócolis, cenoura, tomate e frutas cítricas.

A aveia é outra estrela dos alimentos funcionais. “Este alimento está em evidência pelo alto poder benéfico da sua fibra, que está relacionada a um bom funcionamento intestinal, à diminuição na absorção de colesterol e à manutenção de níveis adequados dos mesmos”, detalha Marcius Luz, médico acupunturista.

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) já criou um selo para que fabricantes indiquem seus alimentos funcionais. Para chegarem ao mercado, o órgão exige que o produtor apresente provas científicas das propriedades funcionais divulgadas na embalagem.

Cuidados

Folhas verdes devem ser lavadas e secas antes de serem guardadas.

Antes de sair por aí consumindo os alimentos funcionais, a nutricionista Roseli Rossa, da Clínica Equilíbrio Nutricional, lembra de alguns cuidados essenciais que todos devem ter com a comida.

No caso de legumes e hortaliças, por exemplo, é obrigatório lavar e higienizar os alimentos, além de retirar o máximo da umidade depois. “Acondicione em sacos plásticos ou em utensílios fechados na refrigeração. Só corte na hora de preparar ou consumir”, detalha.

As frutas também precisam ser lavadas e higienizadas, principalmente as que forem consumidas com cascas. “Guarde em lugar fresco e seco quando ainda estão verdes, ou sob refrigeração quando estão maduras. Parta somente na hora de consumir”, diz Roseli.

Sementes Oleaginosas precisam ficar em locais frescos e em potes fechados. Quando forem trituradas, mantenha sob refrigeração.

No caso de cereais e leguminosas, as embalagens devem ser limpas logo depois de serem abertas, para evitar bactérias. Outra solução é armazenar em um saco plástico limpo, ou em potes.

Os peixes precisam ser sempre adquiridos em lugares confiáveis. O produto deve ser fresco e mantido em recipientes fechados, na parte superior da geladeira, até o momento do consumo.

Leites e derivados precisam ser mantidos obrigatoriamente em recipientes fechados e na parte superior da geladeira. O mesmo vale para os vinhos, quando abertos. Se a garrafa ainda estiver fechada, deve ser armazenada em locais secos e frescos, sem presença de luz.

20 dos principais alimentos funcionais: tomate, brócolis, mamão, sementes de linhaça, acerola, abóbora, cenoura, arros integral e feijão, peixes, azeite, soja, leite fermentado e iogurte, alho e cebola, folhas verdes, aveia, maça, chá verde, vinho, milho.

2 comentários:

  1. São ótimas as sua dicas Luka, gosto de todos os alimentos que sugeriu, só um pouco menos de peixe ... mas adorei vou adotar em casa com a família beijo!

    ResponderExcluir
  2. Estou no caminho certo. Consumo boa parte dos alimentos indicados neste artigo. Só faltou alguns que também gosto muito, por exemplo: pizza, chocolate... hehehe
    Parabéns, Luka!

    Abraços

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo.
Use sua conta do OpenID ou Google.
Todos os comentários são moderados previamente.
Muito obrigada.

Blog Widget by LinkWithin