Tributo a um cão

"O mais altruista dos amigos que o homem pode ter neste mundo egoísta, aquele que nunca o abandona e nunca mostra ingratidão ou deslealdade, é o cão."

Senhores jurados, o cão permanece com seu dono na prosperidade e na pobreza, na saúde e na doença. Ele dormirá no chão frio, onde os ventos invernais sopram e a neve se lança impetuosamente se lá seu dono estiver.

Quando somente ele estiver ao lado de seu dono, ele beijará a mão que não tem alimento a oferecer, ele lamberá as feridas e as dores que resultam dos encontros com a violência do mundo. Ele guarda o sono de seu pobre dono como se fosse um príncipe. Quando todos os amigos o abandonarem, o cão permanecerá.

Quando a riqueza desaparece e a reputação se despedaça, ele é constante em seu amor como constante é o sol em sua viagem através do firmamento. Se a fortuna arrasta o dono para o exílio, o desamparo e o desabrigo, o cão fiel perde o privilégio maior de acompanhá-lo, para protegê-lo contra o perigo e para lutar contra seus inimigos. E quando a última cena se apresenta, a morte o leva em seus braços e seu corpo é deixado na lage fria, não importa que todos os amigos sigam o seu caminho: Lá, ao lado de sua sepultura, se encontrará seu nobre cão, a cabeça entre as patas, os olhos tristes mas em atenta observação, fé e confiança, mesmo à morte.

Este tributo foi apresentado a um juri pelo ex-senador
George Graham Vest (então advogado), que representou o proprietário de um cão morto a tiros, propositadamente, pelo vizinho. O fato ocorreu há um século na cidade de Warrenburg, Missuri, USA. O senador ganhou a causa e hoje existe uma estátua do cão na cidade e seu discurso está inscrito na entrada do tribunal de justiça, ainda existente na cidade.

Monumento em homenagem a George G. Vest, construído em 1958, em frente ao tribunal do Condado de Johnson, na cidade de Warrensburg, Missouri, Estados Unidos

O americano George Graham Vest (1830-1904) foi Senador entre 1879 e 1903, mas ficou mais conhecido pelo discurso que fez durante um pequeno julgamento em Missouri, ainda quando era advogado, em 23 de setembro de 1870. O processo que o fez famoso tratava da morte de Old Drum (Velho Tambor), o melhor cão de caça de um fazendeiro local. Um vizinho, desconfiado que o animal andava matando suas ovelhas, deu ordens para que atirassem no cachorro se ele voltasse a aparecer em suas terras. Quando Old Drum foi encontrado morto perto da casa dele, seu proprietário resolveu processá-lo, pedindo uma indenização de 50 dólares; o júri lhe concedeu 25 dólares, mas o vizinho apelou da sentença. O dono do cão conseguiu um novo julgamento e contratou dois advogados, um deles George Vest — que, com seu discurso, arrancou lágrimas dos jurados e cunhou a célebre frase "o cão é o melhor amigo do homem".

Em 1958 a cidade de Warrensburg, onde tudo aconteceu, homenageou Old Drum com uma estátua de bronze.

Em 2000, a história do julgamento foi base para um filme — The Trial of Old Drum (Meu Amigo Drum); George Graham Vest foi interpretado por Scott Bakula e Old Drum, pelo Golden Retriever Ajax.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

8 comentários:

  1. Luka,

    Eu já conhecia esse tributo, mas mesmo assim, todas as vezes que o leio, me emociono da mesma forma.

    Minha veterinária tem esse tributo em um quadro na sala de espera da clínica.

    Eu, como cinófila, e apaixonada pelos animais, não admito ver um animal sendo maltrato.

    Hoje está fazendo 8 dias que minha filha Luciana encontrou um poodle, na frente do gabinete do vereador para quem ela trabalha, em Mauá - SP. O poodle estava todo sujo, molhado, tremendo de frio, e deveria estar com fome e sede. O pessoal queria chamar a carrocinha para levá-lo, mas minha Lú não deixou. Pegou o poodle, enfiou no carro dela e o levou para a clínica da minha veterinária. Mandou dar banho, tosar o cãozinho, e no final da tarde foi buscá-lo.

    Ele é lindo! É todo branco, tamanho médio, deve ser uma mistura de poodle com cocker spaniel, tem os olholhinhos muito meigos. Ele dorme no quarto da Lú, na caminha dele, só faz xixi na fraldinha (tapete para cães), e está adorando as minhas malteses.

    Minha veterinária falou que ele deve ter 1 aninho, mas agora eu preciso dar, mas não sei se quero, pois já me apaixonei pelo Max, e ele já atende pelo nome... rsss

    Acho que vou castrá-lo e ficar com ele, pois ele é lindo e muito amável.

    Adorei sua postagem.

    Bjs.

    Rosana.

    ResponderExcluir
  2. LUKA:


    Eu ja havia ouvido falar muita coisa sobre este tributo, mas ainda não o havia lido.
    Excelente ... !!!!
    Tributo mais do que merecido ao nosso melhor amigo ... !!

    Tenho vários amigos, que tem cães, assim como EU que tenho 3, costumam, a cada dia que passa, com mais veemencia e freqüência, dizer o seguinte:

    - Cada vez mais, cada dia que passa, gosto mais de meu cão, por que o Ser humano, está ficando de um jeito que não sabemos onde irá parar ..

    Não concordo totalmente nesta tese, mas também não discordo, creio no ser humano, em suas mudanças, estamos neste plano para isso, para aprimorar-mos cada vez mais a nossa existencia sobre a face deste planeta.

    Agora, falando sério ...

    Existe amigo mais fiel, mais companheiro, mais engraçado, belo, puro de alma do que um cãozinho .. ??

    Boa quarta feira para voce e todos os amigos.

    LUIZ GNZ

    Alphaville - Barueri - SP - Brasil

    ResponderExcluir
  3. Nossa Luka, que historia comovente e bonita!

    ResponderExcluir
  4. não vi o filme e ainda bem...desataria a chorar.
    esse post já me fez chorar, imagine-se.
    eu adoro cães. há anos que vou recolhendo abandonados ou rejeitados e para mim, são melhores que os Homens.
    parabéns pelo post. é comovente.

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Primeiramente quero elogia-la de todo o meu coração por aqui postar esta homenagem a nosso melhor amigo, o cão!

    Adoro animais, especialmente cachorros.

    Eu ainda não conhecia o tributo, lindo,,, me emocionei.

    Grande Abraço;

    Lauro Daniel

    ResponderExcluir
  6. Luka, meu amor pelos cachorros não é segredo para ninguém...já conhecia essa história e ia publicar no guapeca assim que arrumasse um tempinho, ehhehhehehehe...Não há nada como o amor de um cão pelo seu "dono"...Cada dia mais me apaixono por eles....SHOW DE BOLA" o texto, o senador e o seu cachorro!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá Luka!!! Sou apaixonada por cães.. todos eles, vira-latas, de raça, qq um... o meu grande companheiro, ele se chama Lula, tem 8 anos, e quando olho para trás lembro-me dele e muitas vezes apenas dele nos momentos difíceis...
    Lindo artigo, abração!

    ResponderExcluir
  8. Luka,

    Não conhecia a história. A defesa é emocionante, o cão é realmente um grande amigo.

    Beijocas

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo.
Use sua conta do OpenID ou Google.
Todos os comentários são moderados previamente.
Muito obrigada.

Blog Widget by LinkWithin