Nem toda hora é hora

O termo “relógio biológico” é designado a qualquer comportamento fisiológico do organismo, seja dos vegetais ou dos animais, com atividade funcional correspondente a ciclos previsíveis.

O relógio biológico é situado em um dos núcleos do hipotálamo.

Pesquisas recentes descobriram: o funcionamento do nosso corpo muda ao longo do dia.
Veja qual é o melhor horário para fazer cada coisa:

Fazer sexo – 8 h

Quem prefere fazer à noite não sabe o que está perdendo: estudos provaram que os níveis de testosterona têm seu ápice de manhãzinha. Já se o objetivo for engravidar, vale a pena adiar a transa – de tarde, o sêmen fica mais fértil, com mais espermatozóides.

Comer – 9h30

Sabe aquela história de que o café-da-manhã é a refeição mais importante do dia? Tem fundamento: pela manhã, as células do estômago estão com força máxima, e o organismo digere os alimentos 50% mais rápido. É por isso que você sente mais fome nessa parte do dia.

Estudar – 11 h

Melhor momento para pensar e aprender: o córtex pré-frontal, área do cérebro ligada ao raciocínio, alcança potência máxima. O fortalecimento das conexões entre neurônios também está no auge – o que aumenta nossa capacidade de memorizar informações.

Agüentar dor – 14h30

Você precisa ir ao dentista? Deixe para depois do almoço e vá comer numa lanchonete. O cheiro e o gosto de alimentos gordurosos estimulam a liberação de endorfina, um anestésico natural produzido pelo corpo. O efeito máximo ocorre 1h30 após a refeição.

Beber – 17h30

Vai tomar uma cervejinha depois do expediente? Que tal antecipá-la um pouco? Entre 17 e 18 horas, o fígado está tinindo: o corpo está mais quente e a circulação sanguínea mais acelerada. Mas atenção: para não sobrecarregar o organismo, o máximo recomendado são 2 cervejas.

Malhar – 18h30

Não bebeu? Muito bem. Que tal um exercício? A maioria dos recordes esportivos acontece entre 15 e 20 horas, e isso tem motivo: as articulações estão mais flexíveis, o que reduz a sensação de cansaço – e os músculos ficam até 20% mais fortes do que durante a manhã.

É importante ressaltar que pessoas que apresentam uma queda considerável em seu rendimento em determinados períodos devem procurar um médico para adequar suas atividades diárias ao seu relógio biológico para que não ocorra nenhuma alteração forçada do metabolismo e não gere problemas futuros.
FONTE

Um comentário:

  1. Gostei das informações, já tenho uma certa rotina, mas vou experimentar mudá-la.

    Beijocas

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo.
Use sua conta do OpenID ou Google.
Todos os comentários são moderados previamente.
Muito obrigada.

Blog Widget by LinkWithin