Cão guia

Um cão-guia é tipo de cão de assistência. É um animal adestrado para guiar pessoas cegas ou com deficiência visual grave, ou auxiliá-los nas tarefas caseiras...

Oi! Sou um cão-guia e quero lhe ensinar como deve agir quando me encontrar acompanhando meu dono.

Antes de mais nada saiba que sou um cão de trabalho e não um bichinho de estimação. Quanto mais me ignorar melhor será para o meu dono e para mim. Meu comportamento e trato são totalmente diferentes dos outros cães e devo ser respeitado em minha dupla função de guia e fiel companheiro do meu dono.

Por favor não me toque nem me acaricie quando me encontrar trabalhando, ou seja, quando eu estiver usando a guia. Se fizer isso posso me distrair e eu jamais devo falhar.
Então é melhor me ignorar. Mas não tenha medo! Os cães-guia são treinados e nunca seriam capazes de fazer mal, sem motivo.

Atenção! Se estiver acompanhado de um cão, por favor controle-o para evitar que cause algum acidente quando passar ao meu lado e do meu dono.

Por favor, não me ofereça alimentos. Meu dono já se encarrega disso com esmero. Estou bem alimentado e tenho horário certo para comer.

Se um cego com cão-guia lhe pedir ajuda, aproxime-se pela direita, de maneira que eu fique a esquerda. Meu dono então me ordenará que siga você, ou lhe pedirá que lhe ofereça seu cotovelo esquerdo. Neste caso, usará uma senha para me indicar que estou temporariamente fora de serviço.

Se um cego com cão-guia lhe pedir informação dê indicações claras do sentido em que deve virar ou seguir para chegar ao local desejado.

Não se antecipe nem pegue o braço de um cego acompanhado de um cão-guia, sem antes conversar. Muito menos toque na minha guia, pois ela é só para o uso do meu dono.

Cães-guia têm lugares e horários pré-determinados para fazer suas necessidades.

Eu, como cão-guia estou habituado a viajar em todos os meios de transporte, acomodado aos pés do meu dono, sem atrapalhar os passageiros, tanto dentro como fora do país.

Em virtude do rigoroso treinamento, os cães-guia estão habituados e capacitados a entrar e permanecer junto aos seus donos em todos os tipos de estabelecimentos, tanto de saúde como em lojas, restaurantes, supermercados, cafeterias, cinemas, teatros, centros de estudo ou trabalho, etc sem causar alterações no funcionamento normal dos mesmos, nem incomodar os funcionários ou o público.

Nos locais de trabalho, os usuários de cães-guia estão capacitados para exercer suas funções com eles ao seu lado. Devido ao treinamento que recebem, os cães-guia nunca vagam pelos recintos. Eles permanecem acomodados aos pés do dono.

O cães-guia têm o mesmo direito que seus donos, de gozar de livre acesso a todos os locais públicos.

FONTE

4 comentários:

  1. Trabalho é trabalho e êles são bons nisso.
    A paz

    ResponderExcluir
  2. Tem uma mensagem especial para você no Cineplaneta e também um selo de agradecimento.

    Para você e a todos do diHITT, segue uma letra que traduz o meu sentimento.

    "Amigo a coisa para se guardar
    Debaixo de 7 chaves,
    Dentro do coraao,
    assim falava a canao que na Amarica ouvi,
    mas quem cantava chorou ao ver o seu amigo partir,
    mas quem ficou, no pensamento voou,
    o seu canto que o outro lembrou
    E quem voou no pensamento ficou,
    uma lembrana que o outro cantou.
    Amigo a coisa para se guardar
    No lado esquerdo do peito,
    mesmo que o tempo e a distancia digam nao,
    mesmo esquecendo a canao.
    O que importa a ouvir a voz que vem do coraao.
    Seja o que vier,
    venha o que vier
    Qualquer dia amigo eu volto pra te encontrar
    Qualquer dia amigo, a gente vai se encontrar."

    Milton Nascimento


    abs
    Paulo Araujo
    cineplaneta.blospot.com

    ResponderExcluir
  3. Lukinha, na PUC tem um rapaz que anda com a cadelinha dele. Um dia ele conversou com Laura o motivo que não pode falar com ela quando está "trabalhando". Um barato. Laura ficou apaixonada com o que ouviu.

    ResponderExcluir
  4. Show de bola!!!!

    Nota 1 milhão Luka!!!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo.
Use sua conta do OpenID ou Google.
Todos os comentários são moderados previamente.
Muito obrigada.

Blog Widget by LinkWithin