Informação importante

Dormir é fundamental para conservar a saúde, pois ele mantém a mente e o corpo ativos e capazes de lidar com desafios e doenças.

Inimigos de uma boa noite de sono: bebida, comida, fumo e remédio


E aconselhável evitar café e bebidas que contenham substâncias que despertem o organismo. Evite ingerir café, chá preto, chocolate, guaraná e refrigerantes quatro ou cinco horas antes de dormir. Eles contêm cafeína e outras xantinas que excitam o sistema nervoso.

Não vá para a cama com fome nem depois de ingerir grandes quantidades de alimento, pois nos dois casos seu organismo ficara agitado e você terá um sono agitado.

Os remédios também influem no sono. Quando tomados sem orientação médica, medicamentos para induzir o sono ou para evitar a sonolência durante o dia podem provocar seria confusão entre o dia e a noite. Converse com seu médico sobre possíveis alternativas.

Muitas pessoas fumam antes de dormir acreditando que isso irá acalmar o sono, mas a nicotina do cigarro também tem efeitos sobre o sistema nervoso, prejudicando o sono.

As bebidas alcoólicas afetam a qualidade do sono. Uma dose pode ajudar a pessoa a relaxar e adormecer, mas o sono que se segue não será normal. A respiração fica prejudicada, podem surgir roncos, pesadelos e contínuo despertar.

Aliados de uma boa noite de sono: sopinhas e exercícios

Faça refeições leves à noite. A partir dos 16 anos de idade, a capacidade digestiva diminui, e aos 50, 60 anos a redução é bastante sensível. Por isso, grandes quantidades de alimento ingeridas antes de dormir podem provocar dificuldade para respirar, causar roncos e palpitações. A dica é fazer refeições leves à noite.

Os exercícios físicos, quando praticados regularmente, ajudam a melhorar a qualidade do sono. O melhor período para praticá-los é até 6 horas antes de dormir. Sugestões para um sono tranqüilo:

- Algumas dicas podem ajudar você a ter um sono tranqüilo;

- Faça exercícios regularmente. Tente seguir uma rotina regular, reservando horários para o lazer;

- Procure definir um horário para deitar e acordar. Aos poucos o seu organismo irá se acostumar com esse relógio biológico;

- Mantenha o quarto bem arejado, silencioso e escuro. Observe se não existem ruídos que estejam perturbando o seu sono. Se for o caso, use tampões de ouvido ou uma janela anti-ruído;

- Verifique se a cama e o colchão são confortáveis para o seu corpo;

- Procure reservar um tempo para relaxar antes de dormir. A dica é tomar um banho quente e escutar uma música;

- Não consuma substâncias estimulantes depois das 18 horas;

- Procure fazer refeições leves no jantar;

- Evite colocar televisão no quarto e desligue-a pelo menos uma hora antes de se deitar. Evite também as atividades que não relaxam;

- Tente dormir e acordar regularmente e use o quarto somente para repouso.

Recebido por e-mail

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo.
Use sua conta do OpenID ou Google.
Todos os comentários são moderados previamente.
Muito obrigada.

Blog Widget by LinkWithin