Propriedades terapêuticas do gengibre

O gengibre é uma das mais antigas plantas do mundo. Suas propriedades medicinais são resultado da ação de várias substâncias, especialmente do óleo essencial que contém canfeno, felandreno, zingibereno e zingerona.

Pesquisas científicas comprovam que o gengibre possui propriedades antiinflamatórias, sendo considerado uma ótima solução para dores. As propriedades terapêuticas do gengibre são resultado da ação de várias substâncias (citral, borneol, zingerona, entre outras).

Desde a antigüidade o gengibre é um dos métodos mais populares de combater dores, por ser um ingrediente barato e saudável.
Popularmente, o chá de gengibre, feito com pedaços do rizoma(em botânica, chama-se rizoma a um tipo de caule que algumas plantas possuem) fresco fervido em água, é usado no tratamento contra gripes, tosse, resfriado e até ressaca.

Estudos comprovam que o gengibre é um excelente remédio para enjôo ou náuseas, e diferentemente das drogas, não provoca efeitos colaterais, nem sonolência, pois o gengibre não atua através do sistema nervoso.
Recentemente, a Organização Mundial de Saúde reconheceu a ação terapêutica dessa planta sobre o sistema digestivo, tornando-a oficialmente indicada para evitar enjôo e náuseas.

No Japão, massagens com óleo de gengibre são tratamentos tradicionais e famosos para problemas de coluna e articulações. Banhos e compressas quentes de gengibre são indicados para aliviar os sintomas de gota, artrite, dores de cabeça e na coluna, além de diminuir a congestão nasal e cólicas menstruais.

Acrescentar um pouco de gengibre para bloquear os gases produzidos por alguns alimentos como a ervilha, realmente são benéficos. Pesquisadores indianos estudando propriedades terapêuticas do gengibre comprovaram sua eficácia como antiflatulente.

De acordo com a fitoterapia chinesa, a raiz do gengibre apresenta as propriedades acre e quente. O gengibre é usado para aquecer o baço e o estômago expelindo o frio, bem como para aquecer os pulmões a fim de expelir secreções. A raiz também é usada contra a perda de apetite, membros frios, diarréia, vômitos e dor abdominal.

O uso na Culinária


Possui sabor picante e pode ser usado tanto em pratos salgados quanto nos doces e sob diversas formas, como: fresco, seco, em conserva ou cristalizado. O que não é recomendado é substituir uma forma pela outra, nas receitas, pois seus sabores são muito distintos: o gengibre seco é mais aromático e tem sabor mais suave.

Este último é amplamente utilizado na China, no Japão, na Indonésia, na Índia e na Tailândia. No Japão costuma-se usar o suco (com o gengibre espremido) para temperar frango e as conservas (beni shooga), feitas com os rizomas jovens, são consumidas puras ou com sushi. Já o gengibre cristalizado é um dos confeitos mais consumidos no Sudeste Asiático.

Gengibre, remédio para enxaquecas

Uma ótima dica é o chá de gengibre, basta ralar 25 gramas de gengibre fresco, misture a 500ml de água e ferva por 15 minutos. Após ferver, coe o gengibre, deixe esfriar (ou mesmo morno) e beba. De preferência não adicione açúcar ou adoçante. O chá de gengibre pode ser consumido diariamente.

Devido a grande quantia de propriedades terapêuticas que possui, o gengibre é denominado por pesquisadores como “medicamento universal”.
Recebi por e-mail

13 comentários:

  1. Muito interessante seu Post.Eu não sabia sobre essas qualidades do gengibre, vivendo e aprendendo.Beijão

    ResponderExcluir
  2. Visite o Compartilhando as Letras.Será uma honra recebê-la.

    ResponderExcluir
  3. Luka, querida,

    Ele tem mesmo muitas utilidades, hem!

    Eu não sabia que ra bom pra artrite, gotas, coluna...

    Bom saber...

    Lena

    ResponderExcluir
  4. Um sushi man me disse que o gengibre acompanha os pratos (sushis) pra vc comer um qd quiser "limpar" o paladar, coisa de japonês... será que é verdade???

    ResponderExcluir
  5. Comida japonesa sem gengibre não está completa e quando como, consumo muito gengibre. Mas no dia-a-dia o gengibre está nos nossos condimentos normais. Um abraço. Drauzio Milagres.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada!! Pelas informaçoes
    Eu tenho tomado chá e não tinha ideia do beneficio esta raiz faz.

    Marley

    ResponderExcluir
  7. Já uso gengibre a algum tempo para a garganta e para facilitar a digestão principalmente quando como alimentos muito gordurosos.
    Esta raiz também é muito usada na culinária indiana.

    ResponderExcluir
  8. estou usando gengibre(chá)há mais ou menos quinze dias e consegui passar incolume por uma crise de rinite que me tira o sossego de quando em quando tive coriza(pouca) mas a rinite não veio.
    nota: faço o chá com gengibre e duas folhas de guaco.

    ResponderExcluir
  9. Muito interessantes as informações sobre o gengibre.
    Você teria alguma informação a respeito das folhas de gengibre? Será que elas possuem ação semelhante?

    ResponderExcluir
  10. Estou usando o pó do gengibre destro de sucos e alguns alimentos tenho perdido peso . pois o gengibre ajuda também no emagrecimento

    ResponderExcluir
  11. Utilizo o gengibre cristalizado - processo desenvolvido pelos chineses. Vantagem o prduto tem longa durabilidade depois de aberta a embalagem.
    Para quem fez tratamento com quimioterapia o gengibre alivia o enjoo.

    ResponderExcluir
  12. Tenho vindo a comer gengibre e recomendado aos meus amigos para fazer o mesmo devido às suas excelentes qualidades terapeuticas

    ResponderExcluir
  13. tomo cha de gengibre com maçã todos os dias alem de ajudar na perca de peso tem efeito calmante

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo.
Use sua conta do OpenID ou Google.
Todos os comentários são moderados previamente.
Muito obrigada.

Blog Widget by LinkWithin