A cachaça em Pernambuco

O Museu da Cachaça de Lagoa do Carro é uma entidade particular. Foi inaugurado em 10/12/1998 pelo seu idealizador e fundador: o empresário José Moisés de Moura considerado o maior colecionador de cachaça do mundo.

Situado no Estado de Pernambuco, a 60 Km da Capital, no município de Lagoa do Carro (próximo a Carpina), o museu conta com um acervo extenso e diversificado. Foi constituído para mostrar aos visitantes um pouco da importância e da história da cachaça através de suas garrafas.

A cachaça, feita da tradicional cana de açucar é um degrau importante na evolução do Brasil como uma grande nação.

A cachaça pertence à nobre família das aguardentes, da eau-de-vie ou aquavit. Trata-se de um destilado feito à base de cana-de-açúcar, leveduras e água. Seu processo de fabricação inicia-se com a moagem da cana, que produz um caldo ao qual adiciona-se água, resultando no mosto. Sob o efeito das leveduras, o mosto entra em processo de fermentação. Depois da decantação, na qual separam-se as borras, processa-se a destilação num alambique tipo cebolão.

O primeiro corte, ou "cachaça de cabeça", contém muito álcool e de todos, é o que apresenta o sabor mais forte. O corte do meio, ou "do coração", é que será industrializado. A porção final, ou "rabo", contém substâncias tóxicas. A cachaça de coração quase não apresenta gosto ou cheiro, que só irá adquirir com o envelhecimento em tonéis de carvalho, bálsamo ou vinhático.



O museu mostra um pouco da história do Brasil, sua cultura, seus costumes e sua geografia através dos rótulos de cachaça.



Embora conte com um acervo de impressionar a qualquer visitante, o museu não mostra apenas garrafas: são quadros, livros, poesias, piadas, figuras decorativas em miniatura e tamanho natural, curiosidades, exemplares raros, matérias jornalísticas, loas, enfim, um vasto material relacionado ao tema cachaça.

O museu está dividido em 3 ambientes de exposição e um ambiente de degustação:

O Bar do Papudinho, é o ambiente final do museu onde os visitantes poderão: degustar excelentes marcas de cachaça, saborear tira-gosto regional, adquirir souvenirs do museu, cachaças de vários locais do Brasil, mel de engenho, e rapadura.



Como atração final do museu você irá conhecer e tirar fotos ao lado do Ébrio, do Papudinho e na Barraca da Cabocla, não deixe de trazer sua máquina fotográfica.

O museu está aberto para visitação diária (inclusive sábados, domingos e feriados), no horário de 09:00 às 17:00h. Todo o tour será feito com acompanhamento de guia para oferecer explicações e esclarecimentos, a entrada custa apenas R$1,00 para crianças e estudantes e R$ 2,00 para adultos.

No museu da Cachaça você terá a chance de conhecer inúmeras curiosidades relacionadas aos rótulos das cachaças e à própria cachaça.



Você verá:

A Monjopina - 1ª Aguardente Industrializada no Brasil (1756)
A Pitu original e suas várias imitações
Cachaças de Mulheres
Cachaças de Futebol
Cachaças com nomes de pessoas
Cachaças coloridas
Cachaça feita de Maconha
Cachaças com rótulo de sacanagem
Cachaças com nome de Filmes
Cachaças com temas políticos
Cachaças com temas de televisão
Cachaças com nomes de bichos/insetos
Cachaças com nomes de carros
Cachaças com nomes de cobras
Cachaças de temas musicais
Cachaças com nomes de santos
Cachaças personalizadas (empresas, formatura,...)

TESTE DE SOBRIEDADE
Fonte: museudacachaça

9 comentários:

  1. Luka...Sem comentários...
    Gostei e Aprovei.O lugar de ve mesmo ser bem intereçante e gostoso de passar um final de semana com amigas(os), um bom lazer..Sabe, fiquei curioso por este lugar tão..exôtico e gostaria muito um dia ir ai e conhece lo. Ainda mais o tal Bar Do Papudinho, pois achei muito extrovertido, um lugar com muito intertenimento para a galera adulta. Caso aconteça um dia passar por ai, gostaria de experimentar a MALVADA feita de maconha....Sera que da uma liga? rsrsrs

    Otima postagem, esta foi uma da melhores que ja vi...

    Bjão

    ResponderExcluir
  2. Uma bela dica de destino turístico, Pernambuco é famoso pelas suas cachaças e tinha mesmo que ter um museu.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, isso é um tesouro, mas tem que ir de táxi...

    ResponderExcluir
  4. Obrigado! Lú volto para agradecer por sua visita e também pelo seu gentil comentário. Sinto-me feliz e honrado por sua amizade, muito gratificado pelo apreço que demonstra. Obrigado mais uma vez por sua presença. Bela publicação "A cachaça...", ótimo texto, muita informação, interessante e divertido, especial. Parabéns. James Greene costumava dizer; "Todo o bem que eu puder fazer, toda a ternura que eu puder demonstrar a qualquer ser humano, que eu os faça agora, que não os adie ou esqueça, pois não passarei duas vezes pelo mesmo caminho.” Confesso que é muito confortante ter bons amigos mesmo que seja virtual, não importa. Assim desejo tudo de bom para você. Volte sempre! Encontrar-nos-emos sempre por aqui. Felicidades. Tenha uma semana recheada de muito brilho, sucesso, paz, saúde, bênçãos, proteção e alegria. Que Deus esteja presente em cada momento. Um fraterno abraço.
    Valdemir Reis

    ResponderExcluir
  5. OLÁ, TEM SELINHO PRA VOCE LÁ NO Personallife , (medicinapreventivanatural.blogspot.com), APARECE PRA PEGAR, ABRAÇOS.

    ResponderExcluir
  6. Uia só...
    ai amiga, seu amigo aqui num sabe nem que gosto tem cachaça. hahaha. creio eu q se eu tomar 3 gotinhas disso, entro em coma alcoolico. ahahah

    beijao

    ResponderExcluir
  7. Olha...da Katia eu não entendo...mas a melhor mostarda que eu já comi na vida, era de fabricação pernambucana e eu comprei em POrto de Galinhas...depois quando eu voltei, descobri que não tinha mais...

    ResponderExcluir
  8. Olá Lú estou voltando neste belo espaço. Confesso que este é muito atraente. Especialmente quando fala de cahaça, rapadura... Sou Nordestino, tudo isto faz parte da nossa cultura. Quero agradecer sua gentileza em seguir-me. Também já sou seu seguidor. Parabéns. Feliz e honrado por sua amizade. Deixo aqui votos de muita luz. “A amizade é como as estrelas. Não às vemos toda hora, mas sabemos que existem.” (Marina de A. C.) Aguardando por sua visita! Encontrar-nos-emos sempre por aqui. Felicidades. Votos de um feliz e divertido fim de semana, muita paz, saúde, brilhe sempre, bênçãos, proteção e alegria. Fique com Deus. Um abraço fraterno.
    Valdemir Reis

    ResponderExcluir
  9. Esclarecedor!
    Sem dúvida, um local para se visitar.
    Abs

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo.
Use sua conta do OpenID ou Google.
Todos os comentários são moderados previamente.
Muito obrigada.

Blog Widget by LinkWithin