Sem ressaca

A ingestão de bebidas alcoólicas pode trazer conseqüências desagradáveis, como a ressaca.
Para não acordar no dia seguinte com a sensação de que um trem passou por cima de você, é preciso seguir algumas recomendações.

A primeira é comer antes de começar a beber:

Se a pessoa não tiver comido antes de ingerir bebidas alcoólicas, um músculo em forma de anel chamado válvula pilórica se abre, permitindo a passagem do líquido para o intestino delgado.
Neste órgão, o álcool é absorvido imediatamente, fazendo com que a pessoa fique bêbada rapidamente. Além disso, as bebidas alcoólicas irritam o aparelho digestivo, provocando vômitos.

Não se deve misturar bebidas fermentadas com destiladas. Essa mistura faz com que as pessoas percam o controle da quantidade que consumiram mais facilmente, além de irritar o estômago e aumentar a indisposição gástrica.

Outra dica é não exagerar na dose, respeitando o limite de consumo de baixo risco. Os homens não devem beber mais do que dois drinques e as mulheres mais do que um. Um drinque equivale a 50ml de bebida destilada, uma lata de cerveja ou uma taça de 150ml de vinho ou champanhe.

Outra dica é colocar uma ou duas pedras de gelo nas bebidas alcoólicas. Essa medida faz com que a pessoa consuma a bebida mais diluída. Recomenda também que as pessoas intercalem o consumo de bebidas alcoólicas com água isotônicos ou refrigerantes.


Os principais sintomas da ressaca são sensação de sede, dor de cabeça, moleza no corpo e náuseas. Para curar e ressaca, recomenda-se bastante repouso, ingerir muito líquido e uma alimentação leve.

A ressaca pode vir acompanhada da desidratação do organismo. Desidratação é a perda dos sais minerais como sódio, potássio, magnésio e cálcio.

O que acontece no nosso organismo quando ingerimos bebidas alcoólicas?
Uma pequena quantidade de álcool passa pela parede estomacal, cai na corrente sanguínea e chega até o cérebro.
No intestino delgado, a válvula pilórica se abre, fazendo com que ela chegue até o intestino delgado.

O etanol atua na hipófise, glândula localizada no cérebro, bloqueando a produção do hormônio antidiurético, fazendo com que a pessoa necessite urinar seguidamente.
Enzimas do fígado quebram os dois tipos de álcool, transformando-as em outras substâncias.
O etanol é convertido no tóxico acetaldeído, que provoca a sensação de enjôo e cabeça latejante, e ácido acético.

O metanol é convertido em formaldeído e o tóxico ácido fórmico, responsável pelos piores sintomas da ressaca.

O cérebro contrai devido à perda de água, que acaba esticando estruturas nervosas sensíveis à dor que se conectam ao crânio. Isso causa a dor de cabeça.
NÃO ESQUEÇA...SE FOR BEBER NÃO DIRIJA
Fonte: por e-mail

Um comentário:

  1. Olá Luka!
    Boas informações aos beberrões e para aqueles mais desavisados. Acrescentaria ao seu ótimi artigo que o acetaldeído, além de provocar mau estar, está há muito tempo sendo estudado como um possível agente de dependência nos alcoolicos.
    A melhor maneira de não ter ressaca é não beber álcool.
    Beijos

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo.
Use sua conta do OpenID ou Google.
Todos os comentários são moderados previamente.
Muito obrigada.

Blog Widget by LinkWithin