Postura para dormir

Qual é a postura correta para deitar-se? Você sabe?

Durante a noite, é normal mudarmos de posição algumas vezes. Isto acontece espontaneamente, e é saudável, pois ao mudarmos nossa postura ao dormir, diminuímos a pressão sobre a parte do corpo em contato com o colchão ou travesseiro.

Podemos dormir de barriga para cima, ou de lado, ou variando entre as duas posturas.

Há dois elementos fundamentais para os quais precisamos prestar atenção ao dormir:

1. A coluna deve estar alinhada.


Isto significa que devemos evitar dormir em "posição fetal", com a coluna curva, e
também que o pescoço deve estar alinhado com o resto da coluna. Assim, é importante não dormir com um travesseiro muito alto, quando nos deitamos de barriga para cima, nem com um travesseiro muito baixo, quando nos deitamos de lado.
Ao deitar de lado, é importante também desviar o ombro um pouco para frente ou para trás, impedindo que haja muita compressão sobre o ombro. Dormir de bruços não é uma boa opção: esta postura coloca um estresse muito grande sobre o pescoço e a coluna lombar, e impede um bom alinhamento da coluna.


2. Devemos conseguir relaxar os músculos ao dormir.


Para muitas pessoas que acordam com dor, não é a postura, mas sim a dificuldade em relaxar os
músculos que provoca mal-estar. Algumas pessoas mantém os punhos fechados, ou rangem os dentes, e isto dificulta um sono restaurador.
O melhor conselho para esta situação é procurar começar a relaxar algumas horas antes de ir
para a cama. Ao deitar-se, é sempre uma boa idéia permanecer alguns minutos com a luz apagada, conscientizando-se sobre a postura do corpo, e procurando soltar os músculos tensos.

Qual é o melhor colchão?

Há dois tipos de colchões: de molas e de espuma. Quando de boa qualidade, ambos os
tipos são bons, e a escolha depende de sua preferência pessoal. Os colchões de molas mais modernos são feitos com molas individuais, ensacadas separadamente.

Além disso, tem um enchimento de sisal e revestimento de espuma ou manta acrílica. Os colchões de espumas devem ter um selo de qualidade da associação pró-espuma. São feitos com espumas das seguintes densidades, em kg/m3: 20, 23, 26, 28, 33, 45.

Tanto para os colchões de mola quanto para os de espuma, quanto maior o peso da pessoa, maior deve ser a densidade da espuma (espuma de revestimento, no caso de colchões de molas). Atualmente, há excelentes colchões fabricados no Brasil.


E o melhor travesseiro?

Aqui, também, não há uma resposta única.
O travesseiro ideal deve adaptar-se ao seu corpo, e, portanto depende da forma de seu corpo e de suas preferências. Para adaptar-se à forma de sua cabeça, o travesseiro não deve ser muito firme. Também não deve ser muito alto, pois isso impede o bom alinhamento da coluna.


Pessoas mais idosas podem preferir travesseiros mais altos, devido ao aumento da curvatura entre o tronco e o pescoço, enquanto que algumas pessoas jovens podem preferir dormir com travesseiros finos. Algumas pessoas preferem ter dois travesseiros, dependendo da postura em que estão dormindo.


Como deitar-se com dor nas costas?


As pessoas que tem crises de dores nas costas precisam aumentar ainda mais os cuidados na hora de deitar-se.


Algumas dicas são:

• Ao deitar-se de barriga para cima, coloque uma almofada em baixo das pernas. Isto relaxa a musculatura e diminui a tensão sobre as vértebras;

• Ao deitar-se de lado, coloque um travesseiro entre as pernas, ou embaixo da perna de cima. Isto ajuda a manter a coluna alinhada;

• Para levantar-se, primeiro deite-se de lado, e então use o próprio corpo como um pêndulo, usando o contrapeso das pernas para elevar o tronco.
Fonte: por e-mail

5 comentários:

  1. Boa informação luka, o sono é realmente importante para reparar nosso corpo.
    A paz

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  2. Obrigado pelas informações sobre a coluna.

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  3. obrigado pela infotmaçao.

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  4. Obrigado pela informação. continue postando algo que concientizará os leitores.

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  5. Silmara Rodrigues Bueno15 de outubro de 2009 23:05

    Muito bem, estudo postura para se dormir a anos, e sempre bom saber que estão repassando as informações,

    Grata,

    Silmara Rodrigues Bueno
    Fisioterapeuta - personal do Sono

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