Gravatá-PE

Gravatá localizada a 85 Km de Recife, pela BR 232 que liga Recife a Caruaru, numa altitude de 447 m acima do nível do mar e com um clima agradável.

Está situada no Agreste pernambucano, na microrregião do Vale do Ipojuca, zona de transição entre a Mata e o Agreste, na zona fisiográfica anterior à chapada da Borborema, na denominada Serra das Russas e faz parte da bacia do rio Capibaribe. Centro regional de importância, está ligada a Recife por rodovia federal (BR-232), que passa por Vitória de Santo Antão.



São duas zonas climáticas bastante diferentes: ao norte predomina a caatinga, de clima mais seco, e ao sul a região é de brejos de altitude, com trechos de mata atlântica e clima frio, atingindo menos de 10º na estação de chuvas, que vai de março a agosto.



Um grande celeiro de artistas, onde muitos trabalham com o artesanato manual, com peças de todos os gêneros, desde a tradicional bonequinha da sorte até telas e esculturas.



Gravatá é uma das cidades do Nordeste que mais cresce com o turismo.



Conhecido como importante pólo moveleiro do Estado, concentra um grande número de fabricantes de móveis rústicos e semi-rústicos em madeira maciça, além de fibras naturais como junco, vime, rattan e cana-da-índia.



Gravatá significa "erva que fura", "arbusto que arranha", "mato que espinha".



Tem como principais atividades econômicas a agricultura (abacaxi, milho, algodão, batata doce, tomate, tangerina, feijão, banana, mandioca, morango), o comércio varejista e a pecuária. Tem como vegetação característica: caatinga, pastagens naturais, brejo de altitude, restingas de matas.




Fotos: Luka Almeida

4 comentários:

  1. Ainda vou conhecer essas bandas daí.
    ABÇão

    ResponderExcluir
  2. Lindas fotos!
    Só queria fazer um comentário: a bonequinha da sorte me deu azar! Roubaram minha carteira com ela dentro! rsrsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lu... nao te achei por acaso...sucesso ai!
    por favor, me ajude a encontrar uma artesa que faz a bonequinha da sorte. Moro em Araras, sp, e fiquei conhecendo as bonequinhas atraves de um amigo e quero agregar a bonequinha na lembrança do nascimento de minha filha.. é cultura é valor..... abraços e obrigado
    Nivaldo Rovani 19 3542 8069

    ResponderExcluir
  4. Nivaldo, encontrei uma loja em Campinas-SP, que tem a bonequinha da sorte. Se for possível deixe seu e-mail que entro em contato!
    Abraços,
    Luka

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo.
Use sua conta do OpenID ou Google.
Todos os comentários são moderados previamente.
Muito obrigada.

Blog Widget by LinkWithin