Frutas nordestinas

Pequena seleção de algumas frutas deliciosas do Nordeste.

Umbu
: No nordeste é comum se preparar a umbuzada, que é o cozimento, até engrossar, do sumo do umbu misturado ao leite e ao açúcar.
A polpa de umbu tem ação energética e é rica em hidratos de carbono, contém vitaminas B e C.



Siriguela: De sabor original e muito cremosa, a polpa de siriguela mantém as propriedades nutricionais da fruta que é rica em Carboidratos, cálcio, fósforo, ferro e vitaminas A, B, C.


Fruta-pão: há duas variedades dessa fruta: uma tem sementes, outra não. Esta última é a mais conhecida. O fruto é grande (chega a pesar mais de 2kg), redondo, de casca amarela com saliências. A polpa é amarela, aromática e doce. Pode ser cozido ou assado e consumido como substituto do pão. Da outra variedade, apenas as sementes são usadas como alimento.


Oiti: É muito usada na arborização urbana por sua copa frondosa que dá ótima sombra. Os frutos são muito apreciados pela fauna em geral. Devido ao seu caráter genuinamente regional, o oitizeiro é uma árvore-símbolo da Região Nordeste, com grande valor simbólico principalmente no estado de Pernambuco.


Pitomba: fruto pequeno, arredondado, facilmente encontrado em Pernambuco e na Paraíba, de janeiro a abril. É uma fruta rica em vitamina C e não é usada em preparações culinárias.


Mangaba: a mangabeira é uma árvore de galhos pequenos que produz flores claras e perfumadas, parecidas com o jasmim. É típica do litoral do Norte e Nordeste. A fruta é uma baga de cor vermelho-amarelada, muito usada no preparo de sucos, refrescos e sorvetes.


Macaíba/Macaúba: Seu fruto é comestível, e de sua amêndoa se extrai um óleo fino semelhante ao da oliveira.


Caju:É rico em vitamina C e ferro e ajuda a proteger as células do sistema imunológico contra os danos dos radicais livres. Além de ser consumido natural, o caju pode ser utilizado na preparação de sucos, mel, doces, passas, sorvetes, licores. A castanha, depois de torrada, é utilizada como petisco, sendo exportada para quase todo mundo. A castanha verde é usada em pratos quentes.


Cajá: é uma frutinha de casca lisa e fina, de cor alaranjada ou vermelha, e polpa suculenta de sabor agridoce, que se presta ao preparo de batidas, licores e sorvetes. É rica em minerais, como cálcio, fósforo e ferro. Pode ser encontrada o ano todo.

Fonte: internet

18 comentários:

  1. Adoro umbu!! Na minha cidade do coração é o que mais tem! E cada um "sapudo"! hehehehe. E gosto dele "devez", com sal! A caipirosca de umbu, a umburosca, é maravilhosa também. Sem falar no suco, claro!
    Cajá, ave maria! O suco e a cajarosca são incríveis.
    Mas a melhor caipirosca é a de siriguela. Gente, o sabor é uma coisa! Sempre gostei muito de siriguela. Subia no pé com um pratinho de sal e passava a tarde! Mas a siriguela é melhor madura mesmo.
    E o fruta-pão? Maravilha! Cozido na água e sal e acompanhado de uma carninha do sol é tudo! Meu marido é paulista e se apaixonou! É parecido com aimpim, mas é ainda mais gostoso. O purê de fruta-pão é delicioso!
    Só o oiti que acho enjoativo. É muito doce a consistência também não me agrada.
    Nunca comi nem pitoba, nem mangaba e nem macaíba.

    ResponderExcluir
  2. Pena que eu não possa fazer um comentario a este post.
    Estou babando tanto que o teclado ficou inundado
    :(
    Amei!!!
    Ai que saudades de por os dentes nestas maravilhas...
    Bjs
    Márcia

    ResponderExcluir
  3. Apesar de eu ser paulistano, meus pais são nordestinos, e tive o prazer de passear por essa região e experimentar algumas dessas frutas...

    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Faltou ingá, araçá, carambola, jambo roxo, isso tudinho também dá por aqui. E é tudo delicioso também.

    ResponderExcluir
  5. ...e esqueci jabuticaba. Bom demais. Hahaha.

    ResponderExcluir
  6. quais sao as comidas tipicas do nordeste

    ResponderExcluir
  7. BOM DIA

    ADOREI CADA SABOR DAS FRUTAS SILVESTRES NORDESTINAS.
    SABER SEM IGUAL, CADA UMA COM UM SABOR DIFERENCIADO.
    ESPERO VOLTAR NOVAMENTE E PROVAR NOVAMENTE,
    MANGABA ENTÃO DIVINO.
    ABRAÇOS
    KLAU

    ResponderExcluir
  8. BOM DIA

    QDO ESTIVE NO NORDESTE PROVEI VARIAS FRUATS TIPICAS E SILVESTRES.
    TODAS COM SABOR SEM IGUAL.
    MANGABA ESPECIALMENTE UM SABOR DIVINO.
    ESPERO RETORNAR EM BREVE E PROVAR OUTROS.
    ABRAÇOS
    KLAU

    ResponderExcluir
  9. Genteeeeeeeeeeeeeeeee,amo macaíbas de paixão,muitas pessoas acham nojento pela consistência(baba um pouco),mas é maravilhosa,o cheiro então...POR FAVOR ALGUÉM SABE ME DIZER ONDE VENDE AQUI NO RIO DE JANEIRO,PQ TEM UNS 2 ANOS Q EU Ñ CHUPO UMA MACAÍBA?

    ResponderExcluir
  10. venho tomando o suco de macaiba ( polpa) com leite. dizem que é muito bom para os ossos. Tenho 62 anos, porém sou portadora de mal colesterol. O suco é uma delícia mas gostaria de saber algo mais sobre esse fruto, suas propriedades etc.

    ResponderExcluir
  11. nossa cada fruta gostoso chega dar agua na boca

    ResponderExcluir
  12. Da vontade de chorar! as minhas frutas preferidas... Deus abençoe o nordeste
    Lusi Costa SP

    ResponderExcluir
  13. Em Recife é macaíba e em Fortaleza é macaúba
    mas tudo é uma beleza!
    Esqueceram também a pitanga e a acerola.

    Fafá

    ResponderExcluir
  14. Õ frutas gostosas essas do meu nordeste. Gosto de todas, comi algumas delas hoje mesmo. só a fruta pão é que já faz um tempo.

    ResponderExcluir
  15. luza 37 anos e sou do maranhão

    adoro macaúba,pitomba,siriguela,caju,cajá e outras que não são citadas tipo murici,araçar,piqui e outras das quais não me recordo agora.

    ResponderExcluir
  16. luza 04 de abril de 2013
    adoro macaúba e pitomba e outras que são e não são citadas e quando lembro dá vontade de come-las.

    ResponderExcluir
  17. Nossaaaa!!Q saudades das frutas do nordeste!Minha terrinha.hehehe...Já provei todas,menos o oiti,pq ñ gostei do cheiro,mas as outras são uma delícia.Fruta pão então,hummm!Ele feito de côco eh mais gostoso ainda.Infelizmente,ñ tem delas aqui no Paraná.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo.
Use sua conta do OpenID ou Google.
Todos os comentários são moderados previamente.
Muito obrigada.

Blog Widget by LinkWithin