Dicas funcionamento do intestino

Praticar exercícios físicos e manter hábitos de alimentação saudáveis ajuda a tornar o processo de eliminação das fezes mais eficiente.

A evacuação das fezes é um ato natural do homem e é uma necessidade que deve ser respeitada assim como comer, dormir, entre outras. Quando está bem regulado, nosso organismo acaba eliminando o que não precisa.
O trabalho do intestino grosso é remover a água do material não absorvido pelo intestino delgado e armazená-lo na forma de fezes, que serão expelidas através do ânus.
Segundo os especialistas, evacuar de três vezes por dia a três vezes por semana é considerado normal. A consistência das fezes também é importante e deve ser pastosa, de eliminação não dolorosa.


Quando o organismo não consegue se encarregar dessa tarefa, a pessoa acaba se prejudicando. Segundo estatísticas internacionais, pelo menos 30% da população mundial sofre com algum tipo de dificuldade de eliminar as fezes.
Algumas alergias alimentares, a falta de exercícios, gravidez, estresse, depressão e falta de um lugar privativo adequado são fatores que contribuem para esse fato.

O que fazer para acabar com esse problema?

A primeira coisa a ser feita para sanar o problema é identificar os horários em que o intestino funciona melhor e que você pode ficar à vontade. O organismo dispõe de um reflexo denominado reflexo gastro-cólico que desencadeia a necessidade de evacuar após a ingestão de alimentos. Portanto, procure estabelecer períodos que se sigam a uma refeição.
Se você costuma ir ao banheiro no período da manhã, experimente acordar um pouco mais cedo, tomar o
café da manhã e sentar-se no vaso sanitário por pelo menos 10 minutos.
Em pouco tempo o organismo se acostuma com a rotina de evacuar naquela hora e você não enfrentará tantos problemas.


Uma outra dica é sentar-se no vaso sanitário e esperar o tempo que for necessário para eliminar as fezes. Sente-se com calma, pegue uma revista e espere. Vale a pena você tirar esse tempo para possibilitar que o seu organismo funcione normalmente. Esse processo vai interferir diretamente no seu dia a dia e pode melhorar o humor, dar disposição e aumentar a auto-estima.

Praticar exercícios físicos e manter hábitos de alimentação saudáveis ajuda a tornar o processo de eliminação das fezes mais eficiente.
Comer ameixa seca auxilia o processo, assim como a ingestão de fibras, que pode aumentar o funcionamento do intestino grosso na eliminação dos resíduos.
Farelos amarelos e os vegetais acabam funcionando como laxantes naturais. Outra recomendação é ingerir muitos líquidos, o que torna o bolo fecal maior e mais fácil de ser eliminado.
Os líquidos funcionam como lubrificantes, ajudando no deslocamento das fezes.


Lembre-se sempre de:

- Mastigar bem os alimentos e não faça refeições com pressa;
- Prefira a ingestão de alimentos ricos em fibras, como pães integrais, batatas cozidas com casca, legumes e verduras cruas, frutas secas ou com a polpa e/ou a casca;
- Faça exercícios físicos pelo menos três vezes por semana e beba muita água;
- Acostume seu organismo a funcionar em um horário específico;
- Os laxantes à base de plantas naturais ou comprados em farmácias somente devem ser ingeridos em situações de emergência e de curto prazo.

Vale a pena lembrar que você deve consultar um médico sempre que surgir algum problema no seu organismo ou se estiver tendo dificuldades para evacuar. Esse profissional poderá lhe indicar alternativas para manter o seu intestino funcionando bem.

Fonte Dicas de Saúde Palmas

2 comentários:

  1. òtima s orientações. Só quem já sofreu com a prisão de ventre sabe o horror que é isso.

    ResponderExcluir
  2. Oi! Meu nome é Danilo, tenho 13 anos de idade, seu blog é muito legal, eu tenho um blog, ele é um blog legal como o seu passa por lá, por favor, eu já sou seu acopanhate, seja meu também, por favor!
    Obrigado!
    Bjos!
    Fica com Deus!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo.
Use sua conta do OpenID ou Google.
Todos os comentários são moderados previamente.
Muito obrigada.

Blog Widget by LinkWithin