Alergia ou intolerância ao leite

Embora o "responsável" seja o mesmo, há diferenças entre alergia e intolerância à lactose.
O problema é causa de males como diarréia, dores abdominais, gases, muitas vezes confundidos com outros problemas.

Nos dois casos, é preciso fazer o diagnóstico o quanto antes, para não levar o corpo à desnutrição.


Alergia


A alergia ao leite é uma resposta imunológica do organismo à proteína do leite, que pode ser de vaca, de cabra, de búfala. Ou seja, o organismo entende essa proteína como um agente estranho que precisa ser combatido e desencadeia reações alérgicas, como diarréia, urticária, sintomas respiratórios (como asma) e até febre.

"Esse quadro acontece principalmente quando as crianças são pequenas, deixam de tomar o leite da mãe, algumas vezes precocemente, e passam para outro leite", diz Celso Cukier, nutrólogo do Hospital Albert Einstein. Isso porque o intestino da criança ainda não está preparado para receber esse tipo de proteína.

Se os pais perceberem esses sintomas na criança, devem consultar um especialista para fazer o diagnóstico exato. "É preciso identificar a proteína a que a criança é alérgica. Ela pode ter reação não somente à do leite de vaca, mas também de outros leites, como o de cabra, por exemplo", diz Silvia Cristina Ramos, nutricionista clínica do Instituto de Metabolismo e Nutrição, de São Paulo. Após o resultado, é preciso excluir totalmente a proteína da dieta da criança.

Intolerância


Diferente da alergia ao leite, quando o organismo produz substâncias para "combater" a proteína do leite,
a intolerância à lactose é a falta ou deficiência da produção de uma enzima chamada lactase, que serve para digerir a lactose (o açúcar do leite). Quando não absorvida, ela é fermentada por bactérias do intestino grosso, levando à diarréia, que é o sintoma mais característico da intolerância.

A intolerância pode
acontecer a qualquer momento, e se agravar na vida adulta. Existem pessoas que nascem sem a capacidade de produzir lactase e, enquanto bebês, sequer podem ser amamentados, pois surge implacável diarréia.

A intolerância é mais fácil de ser resolvida do que a alergia ao leite e consultar um especialista é fundamental para avaliar o grau da intolerância. Há casos em que não é preciso excluir totalmente a lactose da dieta.

Algumas condutas a ser seguidas:


• Leite, derivados e produtos que levam leite na receita (sorvete, doces etc.) devem ser evitados quase totalmente.

• Usar doces à base de frutas ou tortas de frutas.
• As etiquetas de todos os produtos envasados devem ser lidas cautelosamente, observando se há presença de leite.

• Observar a intolerância ao iogurte, pois esses apresentam a grande quantidade da lactose autodigerida pelos lactobacilos.
Dessa forma, podem não apresentar reações.
Fonte: por e-mail

6 comentários:

  1. Luka, meu caçula passou um ano com sérios problemas respiratórios, incluindo asma e quatro pneumonias em seu primeiro ano de vida.

    Depois de rodar muito em médicos, fomos parar em um alergologista do Einstein, que finalmente detectou alergia à lactose.

    Cortamos tudo que levava leite e nunca mais ele teve problemas respiratórios, inclusive, após alguns poucos anos, a alergia acabou também.

    Depois dele, já ajudei alguns pais amigos sobre o mesmo problema, que é muito mais comum, do que se imagina.

    Vale falar também, que escrevi para a Nestle e para a Bauduco, pedindo informações sobre produtos que não continham lactose, e as duas empresas foram extremamente solicitads, nos enviando até hoje (7 anos depois), material a respeito.

    ResponderExcluir
  2. Luka! Quero leite...sniff
    Descobri que sou intolerante. Isso tá me deixando mal.
    Mas como disse minha prima Rose: “O ser humano é o único mamífero que insiste em tomar leite depois que cresce”.

    ResponderExcluir
  3. Sempre tive problemas alérgicos desde criança e sempre tentei controlá-los à base de muito remédio e os problemas nunca foram sanados. na verdade alguns até pioraram c o tempo. Só depois de adulta tomei conhecimento deste problema de intelerância a lactose.quando era comum ter grânulos de leite retirados de orificios da laringe depois de ingerir leite.e este problema persiste até hoje. Segundo o médico consultado na época, a única forma de me livrar deste incoveniente seria: ou retirar todo o leite da minha dieta ou usar gargarejo de bicarbonato de sódio após o consumo imediato. alguém já ouviu algo parecido? não resolveu muito o meu problema. será q existe remédio p isso? Será q pode a intolerância evoluir p uma alergia? seria isso um problema genético? é possivel ter qualidade de vida retirando todo tipo de leite da dieta alimentar ou isso é lenda? são algumas dúvidas q tenho.

    ResponderExcluir
  4. TENHO UMA SOBRINHA COM 2 MESES, QUER ESTAR SOFRENDO MUITO, COM DIARREIA,DORES ABDOMINAL E OS MEDICOS NÃO CONSEGUIA IDENTIFICAR O PROBLEMA, ATRAVEZ DE UMA AMIGA QUE A FILHA DELA E INTORELANTE A LEITE, COMECEI A PESQUSA SOBRE O ASSUNTO E FICAR MAIS TRANQUILA.

    ResponderExcluir
  5. tenho duas filhas gêmeas que estão tendo episódios de asmas constantes, e em menos de dois meses duas pneumonias, descobrimos alergia ao leite de vaca e derivados ,tive que cortar tudo , inclusive os derivados.

    ResponderExcluir
  6. tenho uma filha com alergia multipla e fico doida .

    Tem alergia até ao contato com quem toma leite .. por deus mesmo


    http://malucontraaalergiaalimentar.blogspot.com

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo.
Use sua conta do OpenID ou Google.
Todos os comentários são moderados previamente.
Muito obrigada.

Blog Widget by LinkWithin