Sete maravilhas do Mundo Antigo

As sete maravilhas do mundo antigo são as mais belas e majestosas obras artísticas e arquitetônicas erguidas durante a Antiguidade Clássica.
Das sete maravilhas, a única que resiste até hoje quase intactas são as Pirâmides de Gizé, construídas há cinco mil anos.
É interessante que na Grécia se encontrava apenas a estátua de Zeus, em Olímpia, construída em ouro e marfim com quarenta pés de altura.
A idéia que se tem dela vem das moedas de Elis onde foi cunhada a figura da estátua de Zeus.


Jardins suspensos da Babilônia, foram construídos pelo Rei Nabucodonosor II no século VIa.C. para agradar e consolar uma de suas mulheres, Semíramis, que sentia saudade das montanhas de sua terra. Os jardins eram seis montanhas artificiais, apoiadas em colunas de 25 a 100 metros de altura, ao sul do rio Eufrates. Ficavam a duzentos metros do palácio real. Os terraços foram construídos um em cima do outro, e eram irrigados pela água bombeada do Rio Eufrates. Nesses terraços estavam plantadas árvores e flores tropicais assim como alamedas de altas palmeiras. Dos jardins podia-se ver as belezas da cidade abaixo. Conta-se que Nabucodonosor enlouqueceu ao contemplar essa obra. Alguns historiadores, no entanto, atribuem a trabalho à rainha Semíramis. Tudo foi destruído em data desconhecida.



As Pirâmides do Egito, foram construídas entre 2650 e 2500 a.C. Das sete maravilhas do mundo antigo, as oitenta pirâmides são as únicas sobreviventes. As três pirâmides de Gizé, Keóps, Quéfren e Miquerinos, foram construídas como tumbas reais para os reis Kufu (Keóps), Quéfren, e Menkaure (pai, filho e neto), que dão nome às pirâmides.
Foram construídas por volta de 129.000 metros quadrados. A maior delas (148 metros de altura) foi construída por Quéops, o mais rico dos faraós, com 2,3 milhões de blocos de pedra, a maioria deles pesando duas toneladas e meia. Empregou 100 mil operários durante vinte anos. As outras grandes pirâmides são a de Quéfen (136 metros) e a Miquerinos (62 metros). Miquerinos era filho de Quéops e construiu a mais cara de todas elas. Se enfileirássemos os blocos de granito das três pirâmides, eles dariam a volta ao mundo.


A Estátua de Zeus, em Olimpia, foi feita pelo grande escultor Fídias entre 430 e 447 a.C. Era uma opulenta estátua de ouro, ébano e marfim com 40 pés de altura (quinze metros). Após 10 séculos de existência, a estátua foi destruída. A única idéia que se tem da estátua de Zeus vem das moedas de Elis, que se supõe carregar sua figura original. Um terremoto a destruíu, possivelmente em 1215. Entre os gregos, consideráva-se desafortunado aquele que não tivesse visitado a estátua.


O Templo de Artemis em Efésus, foi construído pelos colonizadores gregros em Efésio, na àsia Menor. Os colonizadores encontraram os habitantes da Ásia cultuando uma deusa à qual idenficaram como Artemis (Diana). Eles então construíram um pequeno templo no qual foi reconstruído e aumentando muitas vezes. Somente na quarta expansão, o templo foi incluído na lista das Maravilhas do Mundo. Ele levou cerca de 120 anos para ser terminado. Tinha 141 metros de comprimento e 73 metros de largura. Suas 127 colunas de mármore atingiam dezenove metros de altura. Ele foi destruído num incêndio em 356 a.C., na noite do nacimento de Alexandre, o Grande, por Eróstrato. Foi reconstruído (dessa vez, em vinte anos) e dstruído novamente em 262 pelos godos.


O Mausoléu em Halicarnasso, situa-se na Ásia menor. Depois da morte do Rei Mausolus de Caria, na metade do século IV a.C., a rainha Artemísia contratou arquitetos gregos para construírem um sobebo monumento sobre os restos mortais do rei. Sua base era de mármore e bronze, com revestimento de ouro. Trabalharam ali 30 mil homens durante dez anos e a obra ficou pronta em 352 a.C. No alto da construção de cinqüenta metros, viam-se estátuas do rei e da rainha. Artemísia morreu antes de ver o mausoléu terminado. Fragmentos desse monumento são encontrados no Museu Britânico, em Londres, e em Bodrum, na Turquia. A palavra mausoléu vem de Mausolo.


O Colosso de Rhodes, uma grande estátua de bronze erguida porvolta de 280 a.C. pelos cidadãos de Rhodes, capital da ilha grega de mesmo nome. Representava o deus Sol Helios e media 105 pés de altura (46 metros), era toda de bronze e pesava setenta toneladas. De pernas abertas, ele ficava na entrada do golfo de Rides, uma ilha do mar Egeu, guardando a entrada do porto. Levou doze anos para ser construído (292 a 280 a.C.) e acabou destruído por um terremoto e 224. Aproximadamente em 656 d.C., os fragmentos da estátua foram vendidos como sucata, a um comerciante que encheu novecentas cargas de camelo e então derretido.


O Farol de Alexandria, no Egito foi feito de marfim branco por Ptolomeu. Inaugurado em 285 a.C. na ilha de Faros, junto à cidade fundada por Alexandre o Grande, no qual se derivou o nome Farol. Esta estrutura media 400 pés de altura. Segundo historiadores gregos, um espelho de bronze refletia a luz do sol a mais de 60 quilômetros de distância. Foi derrubado por um terremota em 1303.

Fonte:Internet

5 comentários:

  1. Muito Bom!... alguns não sabia...

    Tu visse isso? http://tuvisseisso.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o seu post e dizer que as maravilhas são maravilhosas e muita obviedade. É um assunto que me atrai muito.

    Beijos.

    Marco.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o seu post e dizer que as maravilhas são maravilhosas e muita obviedade. É um assunto que me atrai muito.

    Beijos.

    Marco.

    ResponderExcluir
  4. Valeu...Luka
    Só acrescentando conhecimento.
    beijos

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo.
Use sua conta do OpenID ou Google.
Todos os comentários são moderados previamente.
Muito obrigada.

Blog Widget by LinkWithin