Pedalar faz bem a saúde

Vários órgãos de saúde concordam em uma coisa: andar de bicicleta faz bem à saúde.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), por exemplo, promove uma campanha para que
as pessoas utilizem a bicicleta no seu dia-a-dia, melhorando a qualidade de vida, combatendo o sedentarismo e diminuindo a poluição emitida pelos carros.
Em alguns países europeus, cerca de 30% do deslocamento urbano efeito de bicicleta.

No Brasil, este movimento é bem mais tímido, mas não pára de crescer.
Segundo a Associação Brasileira de Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores e Bicicletas (Abraciclo), existem mais bicicletas no país do que carros. O que falta é estimula para as pessoas saírem pedalando.
Aí entram os governos municipais, responsáveis pela implantação de ciclovias nas cidades.

Segurança

Antes de se aventurar pelo mundo das duas rodas é preciso checar alguns itens de segurança.
O primeiro deles é o percurso escolhido. É preciso ver bem em qual avenida ou rua vai pedalar.

Fazer a escolha de acordo com alguns critérios básicos de cuidado, como o fluxo de veículos e
a movimentação de pedestres. Preferir sempre os locais de menor movimento. Se possível, andar sempre na ciclovia. Se não houver, a escolha pode ser um parque, que é mais tranqüilo.

Além de uma bicicleta em boas condições (com freios, pneus e correia em dia), o usuário deve se precaver com um capacete, espelho retrovisor, sinalizadores atrás dos pedais e lanternas traseiras no caso de pedalar à noite.
Luvas podem proteger as mãos e dão mais firmeza na hora de frear.


Os benefícios:

. Quarenta minutos de passeio de bicicleta queimam cerca de 300 calorias;
. Dois meses de exercícios aumenta em cerca de 25% a força das pernas;

. Trabalha músculos do abdômen e dos membros inferiores (em especial quadríceps, glúteos, panturrilha e a parte inferior das costas);
. Fortalece o pulmão e o coração;

. Contribui para regularizar os níveis de pressão arterial, colesterol e triglicérides.


Ajustes


Agora que você adquiriu sua bicicleta é necessário ajusta-la ao seu corpo, chamamos este processo de bike-fit.

Para ajustar o selim ao seu tamanho, com a bicicleta ao seu lado, pare em uma superfície plana.

Posicione-a com o selim próximo ao seu quadril, a altura do selim deve ficar três dedos abaixo
o “ossinho” do quadril, como na imagem abaixo:



Você sabia que existe uma posição correta para posicionar seus pés nos pedais para obter uma pedalada eficiente?
Abaixo, a posição correta:


Fonte Site Médico

7 comentários:

  1. Oh, Lika!

    Que bom esse post. Maravilha, gostei muito. A começar pelo bem que faz ao coração, reduzindo a pressão arterial. Nossa, eu preciso e vou conseguir pelo menos caminhar. Venho ensaiando há tempos.

    Abraço,

    Lena.

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  2. i Luka

    Trabalhei seis anos de office-boy e pedalava o dia todo. Mas isso já faz muito tempo. A semana passada fiz um teste ergométrico, pois estou com intenção de voltar a pedalar novamente. Até para incentivar meu filho que passa muito tempo no computador. Vou aproveitar que na minha cidade tem muitas ciclovias.

    Abraços

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  3. Luka,

    Adorei a postagem, andar de bicicleta além de fazer bem para a saúde, para o meio ambiente e para o nosso bolso, é uma delícia.

    Cris

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  4. Olá, eu sempre que tenho tempo ando com a minha bicicleta por algumas praças. As minhas pedaladas são dadas nas praças porque eu tenho muito medo de encarar as ruas que têm muito trânsito e os carros quase sempre não respeitam os ciclistas.

    Abraços

    Francisco Castro

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  5. Excelente trabalho, parabéns.
    Bjs

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  6. Olá Luka,
    Gostei muito da matéria. Eu tive bicicleta na infância, de 10 a 15 anos e agora tenho 40 anos e comprei uma.
    Apesar do corpo está pesado, coluna doendo um pouco, estou pedalando.
    Abraços,
    Lindi-Bahia-Brasil

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  7. Ciclismo além de ser uma excelente terapia mental, pois auxilia na eliminação do estress,ansiedade e depressão, é também um excelente auxiliar no combate a obesidade, colesterol, pressão alta, AVCs, pois ativa o metabolismo e a circulação sanguinea.

    Saude e boas pedaladas, usando sempre equipamentos de segurança.

    Muita paz para todos!

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