A cebola

Há muito tempo acredita-se que o consumo de cebola auxilia na prevenção de certas doenças, o que a caracteriza como um alimento funcional. De modo geral, todas as partes da planta da cebola podem ser consumidas na dieta humana. Embora apresentem reconhecidas propriedades funcionais, as cebolas são consumidas, principalmente, pela sua capacidade de adicionar sabor a outros alimentos.


NOME CIENTÍFICO - Allium cepa.

DESCRIÇÃO - bulbo grande de uma erva liliácea

PROCEDÊNCIA - Irã, Ásia ocidental e central, tendo sido cultivado na Índia e China.


CARACTERÍSTICAS - a cebola é o número 1 da culinária da maior parte das culturas culinárias do planeta, como a brasileira, africana, protuguesa, italiana, inglesa, chinesa e tantas outras; tem odor forte e sabor picante, usa-se ao natural, em pedaços ou picada, em pó ou granulada.


UTILIZAÇÕES - é utilizada nos pratos mais básicos: arroz, feijão, carnes, molhos, refogados, é o ingrediente principal do chamado "fundo de panela", que realça o sabor de qualquer prato, mas também é utilizada como prato principal e até como decoração de pratos.


PROPRIEDADES - rica em flavonóides, elemento com propriedades anti-inflamatórias e anti-oxidantes, é diurética, digestiva, vermífuga e antibiótica; o gargarejo com infusão da casca seca ajuda muito em irritações da garganta; protege contra algumas infecções do aparelho digestivo, diminui o nível de glicose no sangue e protege contra a arteriosclerose.
O consumo da cebola tem aumentado, especialmente em países mais desenvolvidos, devido à sua associação com características funcionais. Pesquisas recentes têm procurado comprovar os benefícios da cebola para a saúde, além de identificar os compostos responsáveis por eles.

Propriedades cientificamente comprovadas da cebola:

Antibacteriano - Inibe bactérias causadoras de cáries e de distúrbios gástricos;

Antifúngico - Contra fungos causadores de micose;

Cardiovascular - Reduz o teor de gordura do sangue e o risco de trombose e de aterosclerose; estimula o coração;

Antiasmática - Ameniza os sintomas da asma;

Hipoglicêmico - auxilia no controle da diabetes

Anticancerígeno - reduz o risco de desenvolver câncer de esôfago, estômago e mama

Antiinflamatório - auxilia no combate a inflamações

Outros

Antioxidante; desintoxicante de metais pesados


CONTRA-INDICAÇÃO

Crua, a cebola não vai bem com os que sofrem de hipercloridria (excesso de ácido no estômago) ou flatulência intestinal (gases). Devido ao seu elevado teor de enxofre, deve ser usada com parcimônia na terceira idade.


Significados Simbólicos

A cebola possui importância simbólica em algumas culturas e cultos espalhados pelo mundo, tendo sido inclusive objeto de culto em uma seita.

Ramakrishna compara a estrutura folhada do bulbo, que não chega a nenhum núcleo, à própria estrutura do ego, que a experiência espiritual debulha camada por camada até a vacuidade. A partir daí nada mais constitui obstáculo ao espírito universal, à fusão com Brama.

No plano mágico os egípcios se protegiam de certas doenças com hastes de cebola.

Os latinos, segundo Plutarco, proibiam o uso do bulbo, porque acreditavam que ele crescia quando a lua diminuía. Quanto ao cheiro, provocava um sentimento de força vital.

Virtudes afrodisíacas lhe são igualmente atribuídas, tanto por sua composição química quanto por suas sugestões imaginativas.

DICAS

1. usada conjuntamente com o alho alimenta a alinase deste com a alinase dela, deixando a preparação amarga e indigesta devido aos compostos de enxofre, assim, evite essa combinação;

2. para se preparar com sabor leve, deve-se, após picá-la, deixar de molho em água e depois escorrer;

3. quando se a quer para realçar sabores, deve-se acrescentar uma pitada de sal ao seu refogamento em óleo, para soltar água na panela e ficar transparente, no ponto;

4. quando se a deseja com seu sabor mais forte, refoga-se sem sal até dourar;

5. 3 minutos no microondas, com casca, tiram seu cheiro e seu ardor;

6. para não chorar, você pode descascar a cebola debaixo de um fio de água corrente, ou dentro da água de uma bacia, ou molhar as mãos e a cebola antes de cortar;

7. o cheiro das mãos poderá ser eliminado com limão ou lavando-as em água corrente por alguns instantes sem esfregar uma na outra;

8. temperos que combinam com a cebola: vinagre, pimenta, limão, sal, azeite, folhas de louro, cominho, cravo da índia, noz moscada;

9. medidas correspondentes: 1 colher de sopa de cebola em pó corresponde aproximadamente a 1 cebola média, 1 colher de sopa de cebola granulada ou em tiras corresponde a ¼ de xícara de cebola "in natura" picada.

Fonte: Saúde e Vida, Wikipédia, Embrapa

4 comentários:

  1. voce vai achar que estou mentindo mas sou viciado em cebola ( e pimenta)...nada melhor que uma cebola recheada com carne moida...

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro cebola! Aprendi a comê-la crua.(haring é um peixinho que se come cru, acompanhado de cebola picadinha...adoro!
    Não vivo sem.
    abs

    ResponderExcluir
  3. Luka, amo cebola! Aliás, minha pizza/calzone preferidos são cebola ao vinho ou cebola na manteiga (o importante é ter cebola). Sabia que era um excelente antioxidante (previne rugas!!!). Ótimas dicas e ótima matéria. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Aqui em casa eu e minha mulher consumimos muita cebola. É realmente ótima para a saúde. Um abraço. Drauzio Milagres.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo.
Use sua conta do OpenID ou Google.
Todos os comentários são moderados previamente.
Muito obrigada.

Blog Widget by LinkWithin