Aprenda a lidar de maneira elegante com situações chatas do cotidiano

Esqueceu o aniversário da grande amiga? Essa e outras gafes são comuns no dia-a-dia. Aprenda a lidar com elas com as dicas de etiqueta de Célia Leão e Ligia Marques.

...Se esquece do aniversário da amiga
Com a nossa rotina atarefada, a melhor saída é falar a verdade. Ligue e diga que se esqueceu, mas que ela não será menos querida por isso. O cumprimento de feliz aniversário pode ser atrasado, mas continua sendo sincero. Após a ligação, envie flores com cartão de desculpas. Se a pessoa não entender, avalie se essa amizade vale realmente. Esquecimentos são comuns, ainda mais nos dias de hoje, com a vida tão atribulada. O aniversariante tem de entender!

...O pai de uma pessoa próxima morre
Preocupe-se apenas em estar ao lado dela para confortá-la. Não use frases feitas, mas dê um abraço apertado. Durante o luto, os amigos precisam mais do nosso colo do que de nossas palavras.

...Sua colega de serviço é despedida
Coloque-se à disposição para acionar toda a sua rede de conhecidos e ajudá-la a encontrar um novo emprego. Na hora do adeus, seja carinhosa e deseje sorte e sucesso. Se quiser, diga aquela velha frase que se encaixa muito bem nesses momentos: “Tenha certeza que uma porta não se fecha antes que outra se abra”.

...Alguém exala cheiro ruim
Sua proximidade com a pessoa é que vai sinalizar se você deve ou não dizer algo. Se for íntima, seja solidária e fale abertamente. O ser humano sofre de fadiga olfativa, ou seja, muitas vezes, não sente o cheiro do próprio corpo. Se não for próxima, procure alguém que seja para transmitir o recado. O mesmo vale para a alface grudada no dente. Em último caso, deixe um bilhete anônimo, escrito com sutileza.

...Tem de cobrar uma dívida
Não é você que deve se sentir incomodada. E sim, quem pediu a grana emprestada e não deu a menor satisfação de quando devolveria a grana. Em um momento a sós, seja bem sincera e diga algo como: “Você sabe que pode contar comigo, mas agora estou precisando daquele dinheiro. Quando poderá me pagar?”

...Uma colega repassa e-mails “corrente”
Responda a mensagem eletrônica dizendo que não tem tempo para ler essas correntes , infelizmente. Se nada mudar, a solução é engolir o sapo e deletar todos os e-mails. Quando ela perguntar se você gostou de alguma, reforce: “Não li porque não tenho tempo. Me desculpe”.

...Não quer opinar sobre o look dela
Se ela está péssima e você não quer falar, diga: “Minha opinião não importa. Quem deve gostar da novidade é você. Se está feliz, eu também estou”. Isso vale para roupa, penteado, etc...

...Sabe que um amigo está sendo traído
A melhor dica é não contar. Em problemas de amor, não devemos nos intrometer. Afinal, nunca se sabe do que um coração apaixonado é capaz. Portanto, finja-se de cega e evite aceitar convites para lugares onde o casal esteja presente. Em último caso, revele o caso. Mas jamais em tom de fofoca!

Fonte:Viva Mais

4 comentários:

  1. Passei por aqui. Não sei se a melhor dica é não contar. Pois o gosto de que soube por último poderá afastá-lo de vc.

    ResponderExcluir
  2. Qdo nos importamos com uma pessoa, de verdade, vale a regra do amor:
    - "prefiro perdê-lo para que ele seja feliz com outra do que infeliz comigo".
    É melhor arriscar a perder a amizade da pessoa querida do que vê-la ser enganada e não fazer nada.
    Caso ela descubra por outra pessoa, como ficará sua consciência e relação com essa amiga, caso ela saiba que vc sabia e não contou nada?

    Caso não sejamos muito íntimos um do outro, não devemos contar mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas, sobretudo no que se refere a cobrar uma dívida. Há pessoas que se sentem envergonhadas quando vão cobrar. Ora, quem deve se sentir assim é quem está devendo. Mas, o melhor de tudo, é não emprestar. É para isso que servem as financeiras.
    Um abraço e bom dia

    ResponderExcluir
  4. A ultima dica é a que mais me encomoda. Nunca sei como agir nessas situaçoes!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo.
Use sua conta do OpenID ou Google.
Todos os comentários são moderados previamente.
Muito obrigada.

Blog Widget by LinkWithin