Quais são os animais mais inteligentes?

É difícil determinar isso, já que não dá para comparar as diversas espécies de animais em relação a um único tipo de inteligência.

"Cada animal tem a capacidade de aprender o que precisa para resolver os problemas de sua sobrevivência e de sua reprodução", afirma o etólogo (especialista em comportamento animal) César Ades, da Universidade de São Paulo (USP). Também não é certo afirmar que a capacidade de aprender está associada exclusivamente ao tamanho do cérebro.

Se fosse assim, as baleias seriam os animais mais espertos do planeta, o que não é verdade. Mesmo com essas dificuldades de comparação, é possível listar pelo menos alguns bichos que se destacam se tomarmos a inteligência humana como referência.

Um bom exemplo são os bonobos, espécie de chimpanzé encontrada no Congo, que têm uma capacidade de aprendizado bastante desenvolvida. "Eles são capazes de formar conceitos, adquirir símbolos abstratos para a comunicação e resolver problemas.

Também usam instrumentos de forma inteligente e possuem tradições dentro do grupo que passam de um indivíduo a outro, constituindo uma espécie de cultura", afirma César. Certos mamíferos marinhos, como os golfinhos, também têm uma inteligência surpreendente.

O mesmo vale para os elefantes, cujas manadas são lideradas pela fêmea mais velha, que é capaz de reconhecer cada um dos membros do grupo e é responsável por guiar seus liderados em momentos de dificuldades. Entre os animais domésticos, a lista dos mais inteligentes não poderia deixar de incluir os cachorros.

No livro A Inteligência dos Cães, o psicólogo americano Stanley Coren fez um ranking dos melhores amigos do homem, baseado na facilidade em aprender coisas. A raça campeã foi a border collie, das ilhas britânicas e especializada no pastoreio de ovelhas. O segundo lugar ficou para uma raça mais conhecida, o simpático poodle.

Seres que impressionam por diferentes capacidades de aprendizado:

Cachorros
Eles são capazes de guiar pessoas cegas, controlar rebanhos, atender a comandos diversos e desempenhar com perfeição números de malabarismo no circo, como é o caso dos poodles. Para os especialistas, esses comportamentos nascem da alta capacidade de aprendizagem baseada no processo de tentativa e erro.

Chimpanzés
Estes primatas (Pan troglodytes) usam ferramentas, como pedras e pedaços de galho, para quebrar cocos, e gravetos para capturar formigas. Além disso, usam estratégias em conjunto na hora de caçar e socialmente apresentam uma rede complexa de relacionamentos.

Golfinhos
Cientistas descobriram recentemente que os golfinhos têm uma capacidade que até pouco tempo se acreditava ser exclusiva dos homens: reconhecer sua imagem num espelho. A experiência foi realizada num aquário de Nova York com a dupla de golfinhos Presley e Tab, da espécie Tursiops truncatus.

Elefantes
Os pesquisadores já sabem que os elefantes são capazes de emitir mais de 75 tipos de som em diferentes ocasiões. A manada é liderada pela fêmea mais velha, que decide o destino do grupo. No caso da região onde habitam sofrer com a falta d’água, é ela quem determina que caminho seguir.

Fonte: Yuri Vasconcelos - Mundo estranho

4 comentários:

  1. Luka
    O conceito de inteligência para tentar comparar os animais é relativo, e acabamos sempre buscando a comparação com a inteligência humana, que vamos e convenhamos tem alguns animais desta lista que sem sombra de dúvidas está bem melhor que alguns humanos que conhecemos.

    ResponderExcluir
  2. Ainda havemos de chegar a altura que vamos concluir que todos os animais são ricos em sentimentos e tão ou mais inteligentes que nós.

    Nesse dia talvez cheguemos a conclusão que o mal foi sempre vêr o mundo como nos apetece e não com olhos de vêr.

    Recomendo o livro, "A Bondade dos Animais"

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante, como podemos ver um se desenvolve mais que outros mais todos tem inteligencia propiá. Isso só prova como os animais são inteligentes.

    Muito bom abraço!

    ResponderExcluir
  4. uau...este teu blog é arretado de bom mesmo.
    Ótima postagem.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo.
Use sua conta do OpenID ou Google.
Todos os comentários são moderados previamente.
Muito obrigada.

Blog Widget by LinkWithin