Por que cuidarmos da Pele?

A pele é o maior órgão do corpo humano. Numa pessoa adulta, ela chega a medir quase 2 metros quadrados e a pesar cerca de 15% do peso do corpo.
Pode parecer muito, mas esse tamanho todo é porque a pele envolve o nosso corpo inteirinho, como se fosse uma embalagem. Ela protege nosso organismo de traumas físicos, de microorganismos, de agentes agressores em geral, como poluição, além de absorver e bloquear os raios solares nocivos e de manter a temperatura do corpo.

A boa aparência da Pele:

Para manter a pele jovem e saudável, as pessoas devem cuidar da saúde de uma forma geral, através de cuidados diários da pele, de uma alimentação equilibrada e de exercícios físicos regulares.
As células da pele se renovam constantemente, formando novas células, nas camadas mais internas que vão se desenvolvendo e substituindo as células mortas da superfície.

A pele jovem é luminosa e tem um aspecto saudável, graças à sua maior agilidade no processo de regeneração celular com o passar do tempo, o processo de renovação da pele vai diminuindo, as células vão sendo substituídas lentamente. As mudanças nas fibras de colágeno e elastina da derme, debilitam a estrutura de apoio da pele, E com a perda de elasticidade, a pele começa a enfraquecer, formando linhas de expressão e rugas.

Herança Genética e Fatores Externos:

Ainda que os fatores da herança genética determinem a textura da pele, sua forma e a idade com que surgem as linhas de expressão, se a pele é bem cuidada , é possível conservá-la jovem e saudável por mais tempo.
A exposição prolongada ao sol danifica a pele, provocando o envelhecimento precoce, o surgimento de rugas e perda de elasticidade. Sempre devemos proteger a pele contra os raios nocivos do sol.
Tensão, gripes, poluição, cigarro, assim como as mudanças hormonais e o uso de alguns medicamentos, também podem prejudicar a pele.
Todos esses fatores produzem mudanças na pele que podem diferenciar etapas ou condições da pele não determinadas pela idade.

Os Cuidados da Pele:

É necessário se criar uma rotina diária de cuidados da pele e que inclui as seguintes etapas:

. Limpeza - Os produtos de limpeza são importantíssimos, pois são eles que retiram a maquilagem, as impurezas e as células mortas da pele, deixando-a limpa.

.Tonificação - Nesta etapa, a pele é estimulada e tonificada. Os tônicos cumprem esse papel, ativando a circulação sanguínea e preparando a pele para a aplicação de produtos de tratamento, como os hidratantes. O tônico complementa a etapa de limpeza de pele, equilibrando o pH.

. Hidratação/ Nutrição/ Umectação - Esta etapa consiste em umectar, nutrir e proteger a pele, inclusive dos raios solares. Isto ajuda a melhorar a elasticidade da pele e conservar sua umidade natural, ao mesmo tempo em que deixa respirar livremente.
. Área dos olhos - Os produtos para a área dos olhos atuam combatendo e prevenindo rugas e linhas de expressão. Seu uso é indispensável para manter saudável esta região tão sensível.

Classificação e Características das Condições de Pele:

Muitas vezes, classificar o tipo de pele é uma tarefa árdua, pois cada área do rosto pode apresentar características diferentes. Para aprimorar o diagnóstico da pele, este conceito foi modernizado para que todas as pessoas consigam definir a condição de pele.

Pele normal a seca: Fina, ressecada em algumas áreas, pouca oleosidade, baixa hidratação, linhas de expressão visíveis, leve avermelhamento e descamação em algumas áreas, poros retraídos, imperceptíveis ou ligeiramente visíveis, aparência seca e opaca, tendência a linhas de expressão, equilíbrio de pele normal em algumas áreas.

Pele norma a oleosa: Espessa, ressecada em algumas áreas, brilho na zona-T ou em todo o rosto, imperfeições na zona-T, poros dilatados, tendência à acne, equilíbrio de pele normal em algumas áreas.

Pele sensível: tendência a descamações e erupções, à irritação e vermelhidão, à coceira e ardor, à manchas e sua textura é sensível.

Para complementar o diagnóstico, é fundamental avaliar os níveis de hidratação, incluindo também a elasticidade. Estes níveis determinarão o estado de pele, pois como sabemos, a elasticidade diminui com a idade e portanto, faz-se necessária a inclusão de ativos específicos para cada condição de pele.

Agora que você sabe da importância dos cuidados com a pele, eduque-se e faça do tratamento diário uma rotina. O tempo não pára, mas podemos retardar o envelhecimento.
Afinal, merecemos!
Laís Monteiro - JAFRA - Rio de Janeiro

Um comentário:

  1. trabalho com dermatologia e, uma importante ação com a pele, é não usar sabonete ou água quente.
    se houver necessidade, um sabão líquido delicado, industrializado ou produzido numa farmácia de manipulação confiável, é o ideal.
    a água deve ser morna pra fria.
    uma outra ação importante, é passar um bom óleo no corpo depois do banho, ainda dentro do box e com o corpo molhado.

    legal!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo.
Use sua conta do OpenID ou Google.
Todos os comentários são moderados previamente.
Muito obrigada.

Blog Widget by LinkWithin