Perdoar uma traição

É possível superar a infidelidade e resgatar a relação depois que a confiança foi abalada?

Mulheres que apostaram no perdão contam sua experiência e terapeutas de casais comentam o tema, que pode dinamitar – ou dinamizar – a vida a dois.

Traição e perdão parecem duas palavras impossíveis de conciliar.

“Descobrir que há uma terceira pessoa a bordo é uma dor terrível, atinge você no íntimo”, diz a terapeuta Regina Vaz, autora do livro VAMOS DISCUTIR A RELAÇÃO? (ED. PLANETA).

No primeiro momento, parece inadmissível perdoar. Mas muitas mulheres descobrem que, depois da tempestade, é possível continuar navegando juntos – sem a passageira indesejável, claro.

É verdade que tudo depende das circunstâncias, explica a terapeuta de casais Marian Helena Matarazzo, autora do livro ENCONTROS, DESENCONTROS & REENCONTROS (ED. GENTE).

“Casos passageiros causam menos estragos e são mais fáceis de perdoar do que aqueles mais longos, que pressupõem envolvimento emocional”, diz.

Segundo ela, o impacto de perceber que o parceiro se apaixonou por outra é tão profundo porque não temos a mesma capacidade que o homem de compartimentar as coisas. Ele coloca o trabalho numa caixinha, a família em outra, a amante numa terceira.

Já para a mulher, um envolvimento emocional exclui o outro: se ele se apaixonou pela amante é porque o amor pela esposa acabou.

“As reações a uma traição também são influenciadas por outros fatores, como a idade, a maturidade emocional, a fase em que está a relação e até os interesses materiais em jogo”, completa a terapeuta.

Para a psicóloga Maura de Albanese, diretora do Instituto de Psicologia Avançada, em São Paulo, não se pode jogar a razão para escanteio.

“Só perdoamos quando compreendemos a situação. É um processo intelectual, não tem nada de emocional. A mulher que perdoa entende o que o marido fez e onde ela também errou”, diz Maura.

Sem isso, não há perdão verdadeiro, cria-se apenas uma situação de barganha.

“Ela perdoa da boca para fora, mas na primeira oportunidade tira proveito da situação, faz exigências, porque agora ela tem um trunfo na mão.”

Quando existe um desejo sincero – da mulher e do homem – de preservar a relação, a infidelidade acaba abrindo portas para o diálogo e para um novo pacto, para o recasamento.

Às vezes, é necessário recorrer à ajuda de uma terapia de casal.

Para Maria Helena, no início do tratamento os dois precisam colocar para fora tudo o que está estragado, os sapos engolidos.

Só depois dessa faxina emocional dá para pensar na reconstrução.
Fonte:Iracy Paulina

15 comentários:

  1. Luka, como se costuma dizer: "Perdoar é fácil, difícil é esquecer."
    Eu fui traída e não posso dizer que perdoei ou não perdoei, porque para mim a traição não representa muito e a gente só perdoa ou não algo que magoou, causou dor, e quando se é gravemente afetado pelo fato. Tenho uma idéia muito pessoal a respeito. O problema foi a quebra da confiança. Mas nunca esqueci. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Luka,
    Aprender a perdoar é uma das coisas mais difíceis e importantes que um ser humano deve fazer. Perdoar não significa admitir o retorno ao estado anterior das coisas, mas, principalmente se livrar do mal-estar e da compulsão à vingança. Mais. Quem não perdoa vive ressentido, ou seja, vive sentido novamente e seguidas vezes a dor que a traição lhe causou quando descoberta. Portanto, em última instância, perdoar é um bem que se faz a si mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Perdoar é divino, mas a dor da traição custa a cicatrizar. Nunca fui traído, pelo menos que saiba oficialmente, mas não sei se suportaria a dor e da mesma forma, não sei se conseguiria perdoar. Se perdoar é divino, ainda tenho que evoluir muito para chegar a este grau de divindade.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Vou expor minha experiência pessoal neste assunto.
    Casei-me com uma pessoa que adora, como eu viajar. Perdí a virgindade com ele e nosso casamento estável durou 19 anos (separamos em 2006).
    Quando estava grávida de nossa única filha (seis meses de gravidez), com dois anos de relação, ele foi à Europa. No retorno, tinham as fotos para revelar. Eu, após matar todas as saudades do mundo, mandei, sem dar-lhe conhecimento, mas não intencional de forma alguma, revelar estas fotos.
    Ao buscar me deparei com inúmeras delas do ex-marido aos beijos e mais beijos com uma Suíça (a foto era de lá!). Não acreditei no instante que ví. A Maria Julia quase nascendo e ele com juras de amor e saudade, estava com uma mulher apaixonadamente me traindo.
    Pensei, pensei...analisei o quanto o amava naquela ocasião e quando ele chegou do trabalho, chamei a sentar e conversar lhe apresentando aquelas fotos que nunca esquecí.
    Ele ficou branco! não havia desculpa alguma a dar. Minhas lágrimas rolavam junto com nosso bebê no meu ventre.
    Pediu-me perdão inconsolável por aquela atitude.
    Reconhecí que o amor ainda poderia e pode PERDOAR AQUILO.
    Assim ainda seguimos por longos anos e sem outro deslize neste campo. Ao menos, não achei mais nenhum filme a ser revelado.
    Acho que podemos sim, perdoar.
    O amor do casal faz o crivo e determina o seguimento.
    Hoje estou separada, mas porque realmente o sentimento se foi... esgotou em tempo ainda de tentarmos reconstruir, espero.
    Beijos, Maria Souza - Porto Alegre - RS

    ResponderExcluir
  5. OLHA PASSEI RECENTEMENTE POR UM CHOQUE QUE ME ABALOU MUITO, DERREPENTE O CASAMENTO ESFRIA, JÁ NÃO HÁ CONVERSAS, QUEM É O CULPADO? NÃO SE SABE TALVEZ OS DOIS, MEU MARIDO ESTAVA PRONTO PARA IR EMBORA APÓS 12 ANOS DE CASAMENTO, 2 FILHOS E O PIOR IA MORAR COM OUTRA MULHER, EU ME APEGUEI A DEUS , FIZ UM PROPÓSITO COM NOSSA SENHORA, ELE É RELIGIOSO EU ERA DE OUTRA DENOMINAÇÃO MAS RESOLVI IR COM ELE A IGREJA DELE E LÁ REALMENTE ALCANCEI A GRAÇA DE NOSSA SENHORA, MEU MARIDO ABRIU O JOGO COMIGO E DISSE TIVE UM CASO COM UMA MULHER MAIS VELHA QUE EU, 25 ANOS MAIS VELHA E DETALHE ELA ENGRAVIDOU DE QUADRIGEMEOS, NÃO SEI SE É PRÁ RIR OU CHORAR, MAS FOI EMBORA PARA OUTRO PAÍS, E NÃO PAROU POR AI ESTAVA SAINDO COM AUMA MOÇA A QUAL JÁ ESTAVA DECIDIDO A MORAR COM ELA, EU CHOREI PEDI FORÇAS PRÁ DEUS, PERDOEI O MEU MARIDO POIS O AMO, LOGICO QUE É UMA DOR QUE FERE A ALMA MAS DEUS PODE TIRAR ESTA DOR, HOJE ESTAMOS ANDANDO JUNTO RESTAURANDO NOSSA UNIÃO.Ç O CONSELHO QUE DOU NÃO DESISTA DO SEU CASAMENTO, LUTE, MUDE , QUEM AMA PERDOA E PASSA POR TUA ESTA DOR, NÃO É FÁCIL MAS É POSSÍVEL. HOJE ELE ME DIZ CONSIGO TE VER COM OS MESMOS OLHOS DE QUANDO TE CONHECI E ISSO PARA MIM SÓ TEM UMA EXPLICAÇÃO DEUS.

    ResponderExcluir
  6. estes dias meu marido veio com uma histório de separação,ele falava que queria se separar mais nunca ia embora,sempre a gente se entendia,no dia do natal eu peguei ele falando com outra no telefone.na sexta feira decidi me separar dele,mas ele não quis implorou pra mim ficar,no domingo ele veio com uma historia que a gente nao ia dar mais certo porque eu nao ia ter mais confiança nele,entao me desesperei nao queria que ele me deixasse,mas mesmo assim fui embora para a casa dos meus pais,na quarta feira ele já estava com outra pessoa,ou seja a menina do telefone,e ele teve a capacidade de desfilar com ela pra todo mundo ver, e o pior é que a casa fica na frente da casa da minha mae,no domingo ele queria voltar comigo,a explicaçao dele foi que em um desses momentos que a gente se separou ele ficou com ela,entao ela veio com uma historia que estava gravida dele e ele terminou comigo,depois ela falou que tinha feito o exame e que tinha dado negativo e dai ele veio me procurar,mas eu não sei oque eu faço ele está desesperado atrás de mim,mas eu acho que não vale a pena eu voltar,ele disse que vai fazer de tudo por mim,mas não sei se isso é verdade,estou muito confusa,será que alguém poderia me ajudar..

    ResponderExcluir
  7. Passei recentemente por uma situação,mas fui eu que trai...estavamos ja com 7 anos juntos ..e quando namoravamos ele me traiu umas 5 vezes e eu perdoei ...coloquei uma pedra emcima apesar de doer muito,pq uma traição ela machuca acaba com a alma,acaba com o sentido de viver...mas nos casamos e quando chegamos aos 4 anos de casados acabei me iludindo por uma outra pessoa coisa passageira ,coisa pequena ,mas foi traição ..e o arrependimento bateu ,pq a pesssoa q esta do meu lado é maravilhosa sempre fui fiel a ele pois amo ele demais ...mas infelizmente ocorreu esta situação...Mas vamos tentar levar nosso casamento pra frente e tenho muita fé em Deus.. Pois sei que td vai melhorar...amém

    ResponderExcluir
  8. Fui traído descaradamente dentro de minha própria casa. A dor é a da alma, do ego ferido, do orgulho, e faz nossa auto estima cair preci´pício abaixo. Jamais imaginei que alguém que amo tanot e que me jurada amor e fidelidade, pudesse trair tão vilmente. Agora fica o drama, o que fazer? Terminar, já terminei. Mas ainda dói. Vingar? Acho que não vale a pena. Perdoar, já perdoei mas não aceito traição. Me disseram que pra diminuir a dor, eu deveria ser indiferente com ela, como se ela fosse qualquer outra pessoa e não a pessoa que amei e que confiei. Dizem que a indiferença é a pior resposta que se pode dar a uma pessoa indigna, e que traiu. Creio que é verdade.

    ResponderExcluir
  9. uma traiçao sim e muito triste!fui traida pelo meu marido pelo meu cunhado que tanto ajudei quando precisou de mim como ele me paga levando meu marido pra mi trair com garota de programa.pior que alem dele ter me traido ainda pegou hpv dessa prostituta.eu sei que ele nao esanto mais sei que e cupa do irmao dele por que durante 4 anos nunca ouve traição em nosso casamento!falar verdade fiquei num beco sem saida sem saber o que fazer da minha vida nao sei se me separo se tento salvar nosso casamento.ele foi uma coisa muito importante em minha vida hoje nao sei + o que pensar nao termino com ele por que nao quero dar esse gosto pra familia dele que nunca gosto de mim.uma situação muito dificio uma coisa eu sei o amor nunca + vai ser o mesmo

    ResponderExcluir
  10. anônimo diz:
    trair é o pior sentimento de ambos os lados, traido e traidor...

    ResponderExcluir
  11. Olha eu tive um namoro de 8 anos varias vezes ele me traiu e eu por mais que doesse em mim,tbm nao queria dar o braço a torce e deixar que ele ficasse com a outra pessoa,já que senti que havia sentimento da parte dele e da outra pessoa,mas enfim não larguei dele,fiquei mais 1 ano onde meu namoro foi de mal a pior,e hj ele está bem e feliz com ela...o que aprendi?Que com sentimento não se luta,e que se em qualquer momento de um relacionamento entrar uma 3 pessoa é que esse amor,respeito,confiança ja acabou e não adianta se enganar tentar salvar algo que já esta quebrado que não dara certo,traiçao não tem perdão não...que acha que tem e coloca Deus na historia está sendo hipocrita,como colar um cristal que espatifou???Não tem como né...E outra coisa ninguem morre por ninguem,e tudo que tem um começo tem um meio e um fim,hj estou bem feliz,sozinha mas de bem comigo mesma leve,a melhor coisa e ter paz com a gente mesmo,deitar e dormir...a gente sofre mas so no começo...Mas Nunca tentem perdoar uma traiçao,pois é a pior opçao o melhor a fazer e seguir sua vida e deixar ele viver a dele...nem sempre quem esta do nosso lado é nosso destino...bjossssss

    ResponderExcluir
  12. Olha Gente,sei o que cada um de vcs quer dizer ao falar de traição. Há cerca de 45 dias descobri que meu marido me traia com outra há 6 meses, e que o caso só acabou porque ela foi embora...descobri pq vi uma foto dela com uma dedicatoria e juras de amor eterno, e ela se auto denominando "o grande amor da vida dele". O meu mundo caiu nesse instante. Estamos juntos as 11 anos, entre namoro, noivado e casamento..e de fato o nosso casamento não ia bem, mas eu achei que fosse apenas uma fase. Ele vivia uma vida de solteiro rebelde e eu em casa. No fundo eu sabia que ele transanva com alguem por aí..mas nunca imaginei que havia uma unica pessoa, alguem com quem ele se encontrava toda semana, alguem com quem ele trocava msg e conversava pelo mss dentro da nossa propria casa. Há um tempo eu já desonfiava dessa amiga dela, mas não queria acreditar pq tinha certeza de que ele jamais manteria um relacionamento "estável" com outra pessoa. Na minha cabeça eu pensava: ele me respeita demais pra fazer algo tão sujo!! ledo engano..pena que só descobri depois que a fulana foi embora da cidade. Coloquei ele pra fora de casa na mesma hora..e foi muito duro pra nós dois, pois sei que de tudo nessa vida, eu era a única coisa que ele tinha certeza que sempre teria.
    Ele é orgulhoso demais pra ficar me pedindo perdão..e eu tb sou durona. Por enquanto estamos em casa separadas e de vez em quando nos falamos..as vezes penso que posso conseguir superar tudo isso..as vezes acho que essa dor não vai passar nunca. Tenho pedido muito a Deus que abra meus caminhos, pq tenho certeza de que merece ser feliz, mas não sei se conseguirei ser feliz se voltar pra ele.
    Mas como tudo tem uma lado positivo, depois que nos separamos voltei a me cuidar mais, a fazer as coisas que gosto..voltei a focar nos meus objetivos, pois até então minha vida estava voltada para ajuda-lo a alcançar os objetivos dele. Me anulei completamente por ele..e hoje me arrependo e vejo que não valeu a pena. E mesmo que agente volte, nunca mais deixarei de realizar os meus projetos por ele. Primeiro eu, segundo eu , terceiro eu!!
    Abraços e força a todos!

    ResponderExcluir
  13. Olá, fui traída a 3 meses e não consigo esquecer. Eu descobri, ele pediu para ficar e naquele momento concordei. Hoje sofro muito, me sinto traída por mim mesma. Sei que fiz o melhor pela minha família, mas não estou conseguido superar esta situação.

    ResponderExcluir
  14. Tenho 06 anos de casada e um filho de 04 anos. Descobri em novembro que meu marido me traia desde 08/2010. Descobri através de mensagens no celular dele, ele 1º negou, depois confirmou, depois pediu descupas/perdão. Perdoei. Mas, não tô conseguindo esquecer. O que faço? Por favor me ajudem.

    ResponderExcluir
  15. Não podemos esquecer que o perdão é esquecer e independe se a pessoa te pediu perdão ou não.
    Deus quando nos perdoa, tenha certeza, ele jamais te lembrará o que você fez, até porque ele mesmo se esqueceu.

    O perdão não é uma condição e sim uma superação.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo.
Use sua conta do OpenID ou Google.
Todos os comentários são moderados previamente.
Muito obrigada.

Blog Widget by LinkWithin