Santa Catarina pede doação de água potável, médicos voluntários e dinheiro

A Defesa Civil de Santa Catarina pediu doações de água potável, médicos voluntários e dinheiro aos municípios atingidos pelas chuvas. Com acessos interditados, há, no entanto, dificuldade para a entrega dos materiais. Com isso, Defesa Civil Estadual pede para os interessados priorizem as doações em dinheiro nas contas bancárias.

A água poderá ser entregue na Defesa Civil dos municípios, além dos órgãos de segurança do governo estadual, como polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros.

Hospitais do Estado pediram também ajuda de médicos voluntários, como é o caso do Santo Antônio, em Blumenau, que precisa de um oftalmologista. Medicamentos para atender 50 mil pessoas foram enviados pelo Ministério da Saúde.
A Defesa Civil informou três contas bancárias para receber doações para compra de mantimentos. Os interessados em contribuir podem depositar qualquer quantia nas seguintes contas:
- Banco do Brasil - Agência 3582-3,Conta Corrente 80.000-7;


- Besc - Agência 068-0,Conta Corrente 80.000-0;

- Bradesco Agência 0348-4, Conta Corrente 160.000-1
Em nome da pessoa jurídica é Fundo Estadual da Defesa Civil, CNPJ - 04.426.883/0001-57

O posto da PRF (Polícia Rodoviária Federal) de Biguaçu, na região da Grande Florianópolis, está recebendo doações de alimentos não-perecíveis para as vítimas da enchente. A mercadoria arrecada será entregue à Defesa Civil Estadual.

Blumenau
A chuva que deixou mortos e assolou Santa Catarina provocou um aumento de mais de 50% na demanda por transfusões de sangue no Centro Hemoterápico de Blumenau, desde segunda-feira (24). Enquanto no início da semana foram feitas aproximadamente 50 transfusões, nesta quarta foram mais de cem procedimentos.
Segundo a coordenadora de qualidade do banco de sangue da cidade, Patrícia Ramirez Pozo, a necessidade por sangue deve crescer ainda mais. "Este aumento na procura é em parte ocasionado pela liberação dos acessos e das ruas, o que faz com que as pessoas consigam chegar aos hospitais para receber atendimento", afirma.
"Outra preocupação está nas conseqüências da enchente, que costuma acarretar doenças como a leptospirose, cujo tratamento utiliza muitas bolsas de sangue", disse Patrícia.
O Centro Hemoterápico de Blumenau atende grande parte da região atingida pelas fortes chuvas dos últimos dias, como as cidades de Brusque, Itajaí, Camboriú, Pomerode, Ilhota e Luís Alves. "Recebemos uma ajuda de quase 90 bolsas de sangue do Hemosc [Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina] de Florianópolis, mas ainda estamos com menos do que a metade da capacidade ideal de 400 bolsas", afirmou a coordenadora de qualidade do Hemocentro.
Doação O hemocentro fica na rua Marechal Floriano Peixoto, 300, anexo ao hospital Santa Isabel, no centro de Blumenau. Para doar, é necessário, entre outros itens, ter entre 18 e 65 anos, estar em boas condições de saúde e evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação.

Itajaí
O município de Itajaí, um dos mais afetados pelas chuvas, pede material para suturas e curativos para poder atender os feridos.
As doações podem ser entregues na Univali Itajaí - Rua Uruguai, 458, em Itajaí. Moradores de outros Estados do país devem encaminhar os materiais para qualquer posto da Defesa Civil.
Carretas com doações às vítimas aguardam em Curitiba a liberação da estrada que dá acesso à cidade de Itajaí. Os caminhões levam roupas e alimentos, doados pela delegacia da Receita Federal em Foz do Iguaçu (PR), mas não conseguem chegar à cidade.


PREFEITURA DE ITAJAÍ: (47) 3341-6006
BOMBEIROS DE ITAJAI: (47) 3348-1621
TV BRASIL ESPERANÇA:(47) 3249-9100
DENÍSIO TV BRASIL ESPERANÇA: (47) 8409-9850
RIC RECORD:(47) 3247-4700
DEFESA CIVIL: (47) 3249-5800(47) 3249-5868










Fonte:FolhaOnline

2 comentários:

  1. Recebi muitos pedidos de informações sobre "onde levar as doações" para quem estiver em São Paulo.

    Para quem está em São Paulo:

    A Cruz Vermelha Brasileira e a Comdec (Coordenadoria Municipal da Defesa Civil-SP) anunciaram a criação de postos para arrecadar doações para as vítimas das chuvas que atingem Santa Catarina. A arrecadação vai funcionar 24 horas na sede da Comdec, na rua Afonso Pena, 130, no bairro Bom Retiro, e na sede da Cruz Vermelha Brasileira, na avenida Moreira Guimarães, 699, no bairro Saúde. As defesas civis das subprefeituras receberão doações em horário comercial

    A recomendação é de que produtos de limpeza não sejam misturados com alimentos e roupa. Os alimentos devem estar dentro da validade, de preferência não perecíveis e com a embalagem em boas condições.

    Desculpa o comentário gigante, Luka!! hehe

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Para quem mora no Recife:

    Um posto de arrecadação será montado na Avenida Boa Viagem, em frente à Rua Antônio Falcão, neste final de semana – sábado (29) e domingo (30), das 6h às 18h.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo.
Use sua conta do OpenID ou Google.
Todos os comentários são moderados previamente.
Muito obrigada.

Blog Widget by LinkWithin